quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Da Série: APRENDE COM O SAMBA MENINO ! (parte 1)



Ano Novo, Séries novas !!! Nessa vão ser sambas que ensinam algo sobre história, filosofia, sociologia, português e etc.

Salve Auguste Comte, Salve Noel Rosa !!!

Positivismo
(Noel Rosa)

A verdade, meu amor mora num poço
É Pilatos lá na Bíblia quem nos diz
E também faleceu por seu pescoço
O autor da guilhotina de Paris

Vai, orgulhosa querida
Mas aprende esta lição
No canto incerto da vida
A vida sempre é o coração

O amor vem por princípio, a ordem por base
O progresso é que deve vir por fim
Desprezaste esta lei de Auguste Comte
E foste sem feliz longe de mim

Vai, coração que não vibra
Com seu pulo exorbitante
Transformar mais outra vida
Em dívidas flutuantes

A intriga nasce nunca se é pequeno
Que se coma pra ver quem vai pagar
Para não sentir mais o seu veneno
Foi que eu já resolvi me envenenar



terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Adeus 2009 !!!


Que saudade de postar !!! Estou de volta agradecendo a todos os amigos que foram ao Teatro Hélio Melo nos prestigiar assistindo o show "Os Grandes Mestres do Samba", encerramos o ano de 2009 com esse evento esperando que em 2010 tenhamos muito mais shows.

O ano foi muito feliz para mim e para o Grupo Roda de Samba, voltamos a nos apresentar depois de um tempinho de recesso, passamos praticamente um ano na Toca do Lobo cantando vários sambas e sendo aceito com o nosso estilo original, todo mundo com saúde, sem dinheiro (assim que é bom!), tudo foi muito legal, desejo a todos os leitores muitas felicidades e que em 2010 seja só no "tchuco, tchuco, tchuco, gostoso" Hahaha

Axé !!!

Brunno Damasceno

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Feliz Natal !!!


Caros Bambas, vou passar umas duas semanas sem postar, na verdade entrarei de recesso (mini-férias) e decidi passar esse tempo longe de um computador, já que passo o ano todo na frente de um, mas, gostaria de desejar a todos os leitores, amigos e colegas um ótimo natal e início de ano, em 2010 vou continuar postando e com várias novidades, aguardem!


Dia 26 de dezembro estaremos no Teatro Hélio Melo com o show “Os Grandes Mestres do Samba”, esperamos todos vocês por lá, ainda não sei o horário direito, mas deve ser entre 19h ou 20h, depois dou um jeito de colocar o horário certo.

Feliz Natal e um ótimo início de ano!!!

Brunno Damasceno

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Grande França !!!


Na sexta-feira nós do Grupo Roda de Samba fomos convidados pelo nosso querido amigo França para fazer uma apresentação no CADV, e hoje olhando o jornal dei de cara com essa foto maravilhosa do França nesse gesto admirável que só poderia vir de um cara como esse, parabéns meu grande amigo, nós do Grupo Roda de Samba e da Mangabeira temos orgulho de ter você do nosso lado.

Vejam:

Quando Ângela Cláudia do Nascimento, 8 anos, entrava na última sexta-feira nos corredores do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CADV), onde estuda, não tinha ideia de que estava tão próxima de realizar o sonho de possuir um computador.

Semanas antes ela havia pedido a ajuda da professora para escrever uma carta ao Papai Noel de uma loja da cidade pedindo um computador. Sensibilizado com o sonho da menina, o professor de orientação e mobilidade da instituição, França Nobre, resolveu, ele mesmo, fazer a doação do equipamento.

Fonte: http://www.pagina20.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=10968&Itemid=14

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

18ª FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO DA MANGABEIRA



Essa capinha é do CD da lembrança da 18ª Festa de Confraternização da Mangabeira, foi um projeto bem legal gravar essas três músicas, Samba de "Break", Mangabeira é o Lugar (uma música que gostei muito de ter feito, com uma letra bem sincera e emocionante) e A Amizade (aquela mesma que todo mundo gosta, só que fizemos em uma versão bem harmoniosa, só no violão bem dedilhado pelo Maestro Hériko Rocha), todos que irão participar da confraternização vão receber o CD, para você meu caro bamba que não vai participar, mas quer escutar as três músicas é só colocar no comentário seu email que mando, tá certo!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Enquanto isso no site oficial da FIFA...


FIFA - A maior organização que coordena o futebol em todo o mundo
FLAMENGO - Parabéns pelo Penta
SÂO PAULO - HEXA ÙNICO

Hahahahah

15 anos sem Jobim



"Peixes na lagoa, flores no jardim e a branca imensidão do areal sem fim, ele ali criando mais uma canção, era assim sol, Ipanema e o Jobim"

Há quinze anos a música brasileira está sem Tom, sem poesia
A madrugada é desencanto e melancolia
Sem Tom minha voz desafina e os Pianos choram
As harmonias sumiram e as notas oram
Ser lembrado é um desafio natural
Se isso é ser e ter sucesso
Tom parabéns você é imortal
Lembrado pela qualidade
E não mediocridade
A alma do poeta  não chega ao fim
Essa alma é a sua canção
Por isso você está vivo Tom
E sempre será o MAESTRO TOM JOBIM

Brunno Damasceno

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

NATUREZA 1 X 0 TECNOLOGIA


Especialistas tentam decifrar os segredos do Stradivarius em Paris

Acústica do violino criado há três séculos na Itália nunca foi superada.
Estudo recente revela que verniz utilizado contém pigmento vermelho.

Há séculos, historiadores da música, profissionais especializados na construção de instrumentos e químicos tentam decifrar como Antonio Stradivari, trabalhando na pequena cidade italiana de Cremona três séculos atrás, construiu violinos cuja acústica nunca foi superada.


De acordo com um estudo feito por franceses e alemães publicado nesta sexta (4), o verniz aplicado nos violinos Stradivarius tinha pigmentos vermelhos.








quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Gabriel Anjo que Caiu do Céu


Puro amor de minha alma
Estrela linda e brilhante
De rostinho fascinante
Razão desse meu viver
Orgulho, carinho...bem querer.
És toda a felicidade
Na minha vida meu filho
Razão de todo amor
Iluminando meus dias
Que Deus te abençoe pra sempre
Um anjo em forma de gente
Eu te amarei para sempre.
Suave riso inocente
Infinita admiração
Luz divina e reluzente
Quando você nasceu eu renasci.
Quando você riu eu chorei
Quando você precisou eu estava ali.
Quando voce adoeceu eu rezei.
Eu te alimentei
Eu te cuidei
Eu te protegi
eu te amei...em todos os momentos
filho não te peço nada em troca,pois seu sorriso já é meu paraiso.
Te amo.

GRAVANDO !!!


Gravando...!!! Estou muito feliz pois o Grupo Roda de Samba depois de um bom tempo volta aos estúdios, na verdade não é um CD completo são apenas 02 músicas que vão fazer parte do CD da 18ª Confraternização da Mangabeira, estamos sendo orientados e gravados pelo Maestro Germano, as músicas são:

SAMBA DE "BREAK"
Composição: Brunno Damasceno
Arranjos: Grupo Roda de Samba
A música faz um passeio por algumas vertentes do samba lembrando grandes mestres e no finalzinho faz uma singela crítica (construtiva) aos brasileiros que compõem em inglês. Já postei ele no blog: http://sambandocombrunno.blogspot.com/2009/05/samba-de-break.html

MANGABEIRA É O LUGAR
Composição: Brunno Damasceno
Arranjos: Grupo Roda de Samba
Uma homenagem a Rua Francisco Mangabeira um dos poucos locais que preservam o verdadeiro samba, ela foi escrita como se o próprio samba estivesse se declarando à rua

Quando estiver prontinho coloco aqui no blog para que vocês possam ouvir.


Geraldo Pereira


Há sambistas conhecidos por seu lirismo e delicadeza das palavras, como Cartola. Outros pela inovação, como Baden Powell e seus afrosambas. Há ainda os contestadores, sendo Zé Kéti um dos principais representantes. Mas, na categoria “malandro” – daqueles que daria medo se topasse na rua – ninguém bate Geraldo Pereira. Dono de uma malandragem até dizer chega, de origem suburbana, tipo mal-encarado, Geraldo fez os sambas mais sensacionais da primeira metade do século 20 e que, até hoje, são regravados por muita gente boa.


Na obra do Geraldo não há espaço pro amor romântico, pras belezas da cidade maravilhosa ou pro brilho da lua. Ele é objetivo, preciso e mordaz. Uma das suas músicas mais significativas é Sem Compromisso (gravada magistralmente por João Gilberto), em que ele descreve um ataque de ciúme que qualquer cidadão de bem já teve ao ver sua amada dançando – e dançando feliz – com outro cara:

“Você só dança com ele, diz que é sem compromisso. É bom acabar com isso, não sou nenhum pai João. Quem trouxe você fui eu, não faça papel de louca, pra não haver bate-boca dentro do salão”.

Acredito que ele queria ser romântico, só não nasceu com essa habilidade. Em Bolinha de papel até que ele começa direitinho:

“Só tenho medo da falseta, mas adoro a Julieta como adoro a Papai do Céu. Quero seu amor, minha santinha, mas só não quero que me faça de bolinha de papel”.

Mas aí, caso a Julieta não ceda aos seus apelos, ele esquece o romantismo e apela pruma coisa que as mulheres – e os homens também, claro – adoram:

“Tiro você do emprego, dou-lhe amor e sossego. Vou ao banco e tiro tudo pra você gastar. Posso, ó Julieta, lhe mostrar a caderneta se você duvidar”.

E ele arriscou ser romântico novamente em “Escurinha”. Mais uma vez, Geraldo dá “bons motivos” pra ser aceito:

“Escurinha, tu tens que ser minha de qualquer maneira. Te dou meu boteco, te dou meu barraco que eu tenho no morro de Mangueira”.

Sensacional!

Ele podia tirar tudo da caderneta pela mulher que ama, dar o boteco, o barraco, mas, se a mulher pisar na bola, o romantismo se evaporava. E “pisar na bola” significava simplesmente ir ao baile sem avisa-lo!, como na letra de Acabou a sopa:

“Essa não é a primeira vez que você me aborrece e depois, com cara de santa, me aparece pedindo perdão. Sem me pedir foi ao baile, isso não se faz. Eu vou lhe mandar embora para nunca mais”.

Um cara desse não podia ter um fim mais coerente. Ele morreu após uma briga, em frente aos arcos da Lapa, com o lendário Madame Satã. Já estava com a saúde debilitada, levou um soco e, dizem, bateu com a cabeça no meio-fio. Foi para o hospital e morreu pouco tempo depois. Ainda internado, disso ao grande sambista Cyro Monteiro, que gravou suas principais músicas, que estava preparando uma outra letra pra “Escurinho”, na qual o personagem da música se regeneraria (a letra original é: “Escurinho era um escuro direitinho, que agora está com uma mania de brigão. Parece praga de madrinha ou macumba de alguma escurinha que lhe fez ingratidão”). Mas um escurinho morreu antes de regenerar o outro.


PARABÉNS SAMBA !!!



Infelizmente não pude postar nada ontem sobre o Dia do Samba, probleminhas de saúde mesmo, mas para comemorar uma data tão representativa nunca é tarde.

Sabe por que o Dia Nacional do Samba cai em dois de dezembro? Não, não é a data de nascimento de Tia Ciata. Também não é quando gravaram "Pelo Telefone". Muito menos quando Ismael Silva e os bambas do Estácio fundaram a Deixa Falar. O Dia Nacional do Samba surgiu por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso. Ary já tinha composto seu sucesso "Na Baixa do Sapateiro", mas nunca havia posto os pés na Bahia. Esta foi a data que ele visitou Salvador pela primeira vez. Engraçado, não? A festa foi se espalhando pelo Brasil e virou uma comemoração nacional.

Minha singela homenagem ao samba é a minha luta para manter esse patrimônio intacto e preservar suas raizes, poucas coisas eu tenho certeza nessa vida, mas uma que confirmo com exata firmeza é que como já disse Wilson das Neves e Paulo César Pinheiro, " O SAMBA É O MEU DOM".

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

ZÉ KETI


Zé Kéti foi atuante em várias frentes: participou da criação do cinema-novo, teve atuação política-idealista, obviamente contra o golpe de 64, inclusive o jornalista Sérgio Cabral já narrou em crônica a ousadia de Zé Kéti ao invadir o apartamento no consulado boliviano para cantar em solidariedade aos amigos exilados, entre eles o próprio Cabral e o historiador Joel Rufino. Mas, foi na música que se destacou, também em várias frentes, de ator-cantor no show Opinião à onipresença no Zicartola, ao flerte com a bossa-nova, passando pelas imortais marchinhas de carnaval. Clássicos de infinitos carnavais.



A despeito do apelido, Zé Kéti que vem de menino quieto, segundo ele, era assim que sua família o via quando pequeno, “que menino quieto, esse Zé”, “é o Zé quieto, Zé quietinho”, daí Zé Kéti. Zé Kéti também cunhou outro apelido famoso no compositor Paulo César Faria, ou melhor, Paulinho da Viola, assim Zé Kéti o chamou pela primeira vez, e ficou para sempre.


O compositor, de origem popular, e um mestre em falar do povo, da miséria e suas injustiças, também foi amoroso e melancólico nos sambas-canções, era um sambista completo e genuíno. Algumas de suas obras são pérolas da canção brasileira como Leviana, Mascarada, Máscara Negra, Malvadeza Durão, A voz do morro, Diz que fui por aí, entre tantas. Como tantos foram os parceiros, entre eles Élton Medeiros e Hildebrando de Matos.

Nos anos 80, época de ostracismo para os sambistas de raiz, Zé Kéti foi para São Paulo, onde retornaria para o Rio na década seguinte até falecer em 1999 aos 78 anos.

Morre o sambista e fica para sempre a lembrança e a poesia do grande portelense, cria de Inhaúma, boêmio da Lapa e arredores, que mesmo doente, já acamado, segundo depoimento de sua filha Geisa, queria arrancar os tubos e sair por aí, pro samba e o seu carnaval.

Que campeonato, hein!

Parabéns Flamengo !!!

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O Bambi incomoda muita gente!


Já tinha decidido que o post do Dia do Samba seria o último da semana, mas vi esse texto e resolvi postar, como não sou preconceituoso e até acho o desenho do Bambi bem legal não me importo.


Um Bambi incomoda muita gente

É na festa do Corinthians, é na festa da Organizada do Palmeiras, é em todo lugar que o sãopaulino não esteja. Lá está o Bambi na boca do povo.




Andres Sanchez e Luiz Gonzaga Belluzzo vão acabar fazendo terapia por causa do bichinho. Eu disse bichinho.



Bambi é um veadinho que ficou famoso no cinema nos Filmes dos Estúdios Disney e ganhou conotação homofóbica na voz do volante Vampeta quando este atuava pelo Corinthians.



Vampeta que é da linhagem africana, ou como diriam os politicamente corretos, um afro-descendente, foi brincalhão, mas também preconceituoso, algo que talvez não permitisse se brincassem com a sua cor.



Chamava os sãopaulinos de Bambis, o apelido grudou e não saiu mais.



Os palmeirenses adotaram o Porco. No começo era provocação da torcida do Corinthians e João Roberto Gobatto, a época homem de marketing do Palmeiras, resolveu assumir o Porquinho.



As chacotas acabaram e hoje a própria torcida do Palmeiras faz questão de gritar Porco nos estádios.



O Corinthians tem como símbolo o Mosqueteiro, virou Gavião por causa da torcida, é chamado de Gambá pelos adversários e Frangas depois de uma brincadeira envolvendo os próprios jogadores que se apelidavam dessa forma para descontrair, segundo eles.



Não entendi muito bem essa descontração, mas cada um se descontrai como bem quiser.



O Santos já foi chamado de Baleia, Peixe e hoje é chamado de time ruim, que é o que é na verdade.



Como santista posso dizer. O meu time não está incomodando ninguem. Só dá raiva, até no seu próprio torcedor. Certamente não está na boca do povo e nem dos adversários. Está virando time pequeno.



Essa é a questão. Um perdedor não incomoda ninguém. O vencedor, sendo bambi ou não, é que incomoda, causa inveja e até um misto de admiração e rancor em muita gente.



Não se preocupem. Quando o Bambi parar de ganhar outro bicho aparece no seu lugar. Gambá, Porco, Urubu, Galo, Raposa e muitos outros. Mas se bobearem o Bambi leva de novo. Não é à toa que ele faz sucesso há tanto tempo. Haja terapia.



ESTÁ CHEGANDO O DIA DO SAMBA


Caros bambas está chegando o DIA DO SAMBA, 2 de dezembro, sabe o porquê dessa data? Não! No dia eu explico, rodas de samba serão formadas por todo o país para comemorar a data e nós acreanos não podemos ficar de fora.

Se alguém sabe onde terá samba, ou se alguém estiver pensando em fazer um pode divulgar aqui no blog, é só comentar e me convidar (é claro!).

Bom final de semana a todos!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

18ª FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO DA MANGABEIRA


Já estou começando a ficar ansioso, está chegando a 18ª Festa de Confraternização da Mangabeira, desses 18 aninhos participei de 5 festas e posso dizer que com certeza é o maior evento de samba do Acre, encontro da maioria dos bambas de Rio Branco, lógico que antes da festa tem um futebolzinho para todos os bambas, como vocês já sabem o samba e futebol caminham juntos. Esse ano fui agraciado em participar da comissão organizadora pela 1ª vez.

Aos bambas de plantão que nunca foram a festa chegou a hora de conhecer o reduto do verdadeiro samba de raiz.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

OBRIGADO TOCA DO LOBO



O Grupo Roda de Samba está em fase de novos objetivos e novos focos para a carreira do Grupo, estamos com vários projetos que serão concluídos ao longo do tempo, essas novas visões são referentes a música autoral e apresentação de realmente um show do Grupo.

Por esse motivo estamos se despedindo do Projeto Samba na Toca que acontecia todas as terças no Bar Toca do Lobo, foi 1 ano de muita felicidade e de muito público, gostariamos de agradecer todos os colaboradores da casa que sempre nos trataram com muito respeito, agradecer ao proprietário Anderson que sempre nos apoiou em nosso objetivo nesse projeto que foi só tocar samba.

Obrigado!

Obs: Antes que perguntem eu respondo: O Grupo não acabou!

Não esqueçam do próximo show do Grupo Roda de Samba:
OS GRANDES MESTRE DO SAMBA
DATA: 26/12/09
ÀS 20H
LOCAL: TEATRO HÉLIO MELO
ENTRADA FRANCA

POR DENTRO DAS QUADRAS (2)


Mais um post sensacional de Samuel Luz e seus parceiros.

Samba como Antigamente!!




Hoje gostaria de falar sobre um tema muito recorrente em conversas que tenho com várias pessoas sobre carnaval, que é a atual falta de interesse do público em geral pelo samba enredo.

Antes de começar a falar dos sambas das escolas para 2010 e dar minhas opiniões, é necessário investirmos algum tempo para falarmos desse assunto, porque a questão é que, o samba enredo passa por um problema sério: a padronização e falta de liberdade que são impostas aos compositores hoje em dia. É o que aconteceria com qualquer manifestação artística limitada, por um único padrão estético.

Se pedirmos a alguém para cantar um samba enredo, provavelmente, será “Peguei um Ita no Norte”, mais conhecido como “Explode Coração”, samba do Salgueiro de 1993. E lá se vão 16 anos...

Comparado a outras épocas, como às décadas de 70 e 80, principalmente, isso é uma eternidade. Em um único ano (como por exemplo, 1985) havia 5, 6 ou até mais sambas muito bons. Outro exemplo é o ano de 1990, considerado por mim e dois amigos como o “Ano do samba enredo” que trouxe uma ótima safra, só sambaço.

Houve alguns fatores que contribuíram para esse declínio. Em primeiro lugar, a descaracterização do gênero – samba enredo. Os sambas (marchas) estão se tornando meras trilhas sonoras para uma bateria cada vez mais acelerada, onde não se valoriza mais o gênero, e sim o andamento dos atuais desfiles. Hoje se tem um contingente de aproximadamente 4.500 componentes, muito diferente dos 1.500 de outrora.

Vou colocar dois links do mesmo samba “Dom Obá, Príncipe do Povo”, samba da Mangueira em 2000. Trata-se de uma versão do Jamelão cantando somente com violão e outra é a Mangueira na avenida, que ratifica a total falta de valorização do samba enredo em prol de um desfile totalmente “engessado”.



Jamelão no Sem Censura: http://www.youtube.com/watch?v=brdrDDk2FIs&feature=PlayList&p=C0D61381D2507740&playnext=1&playnext_from=PL&index=54



Mangueira 2000: http://www.youtube.com/watch?v=9s565mLzEFE



Outro aspecto que pode ter influenciado na descaracterização do samba enredo, é a atual escolha do principal componente que impulsiona a criação de um belo samba, o enredo. Que é totalmente comercial e caça níquel.

A atual forma de disputa do hino a ser cantado pela agremiação na avenida, também pode se considerado um vilão da péssima qualidade das obras, uma vez que gera a padronização, ou seja, refrão principal, primeira parte, refrão do meio e segunda parte, imposta aos compositores, alguns sambas bons, os melhores não são campeões das eliminatórias nas escolas, ou seja, o melhor samba do ano nem vai para o desfile. Um exemplo recente é o do mesmo Salgueiro que, em 2009 tinha um samba muito superior ao que foi levado para a avenida, apesar disso, conseguiu 40 pontos nesse quesito.

Outro fator é a falta de divulgação dos sambas nas rádios, um espaço tomado por outros gêneros, como o axé e o funk, que cresceram muito enquanto o samba diminuiu. Hoje em dia, nem no carnaval se ouve samba de enredo nas rádios com muita freqüência.

Para finalizar, gostaria de propor aos leitores do blog que fizessem uma pesquisa no youtube, desde sambas antigos até os dias de hoje, e tirassem suas conclusões.

Um abraço e até o próximo post!!



*Esse post contou com a valiosa colaboração de Nilson e Gilson Bardales.



QUINHO DO SALGUEIRO NO ACRE



Ontem fiquei muito feliz por mais uma vez ter o meu trabalho reconhecido, fui convidado para acompanhar no Baile do Hawai do Rotary o Quinho do Salgueiro, um dos maiores interpretes de samba-enredo do Brasil, estou muito feliz e meu cavaquinho vai soar de vermelho lá no Baile, embora eu seja portelense, é claro!

49º BAILE DO HAWAI DO ROTARY
05 DE DEZEMBRO
LOCAL: PARQUE DE EXPOSIÇÃO


quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Dia da Consciência Negra


É com muito orgulho que vou participar de mais um ano das comemorações do Dia da Consciência Negra, para mim é uma satisfação de fazer parte dessa luta, espero que todos os amigos estejam lá vendo e apoiando esse movimento tão forte, axé!

DIA 20 DE NOVEMBRO
ÀS 20 HS
LOCAL: ANTIGA RUA DA ÁFRICA (FICA DO OUTRO LADO DO NOVO MERCADO VELHO, É SÓ ATRAVESSAR AQUELA PONTE DE PEDESTRES)
OBS: VÃO ESTAR LÁ EU E O PAULINHO PERFECT FAZENDO AQUELE SAMBA QUE TANTO AGRADECE AOS NEGROS

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

EITA! PODE ROUBAR!



Gente como torcedor aceito perder com meu time jogando em campo, mas desse jeito tá demais, quanta roubalheira para o Flamengo ser campeão e não me venham com essa que o São Paulo é favorecido, não é! Sempre ganhou por méritos, aliás, temos três títulos, será que foram três anos roubando? Não foi!

Primeiro foi transferir o jogo do Corinthians com o Flamengo para o interior de São Paulo, já para ter menos torcedores do Corinthians, depois tirar o mando de campo do São Paulo, porque entrou um camarada em campo que nem são paulino era, e a invasão ao Maracanã não conta, vai ficar pra lá! E por último suspender por três jogos o Jean por uma falta que realmente aconteceu, mas que foi apenas para parar uma jogada, que absurdo! O Borges e o Dagol tudo bem, pode até parecer violência, mas a do Jean não foi.


Mas tudo bem será como todos os anos, contra tudo e contra todos, confio no meu time e vamos ser campeões novamente e esse ano será o mais comemorado com certeza.


SALVE O HEXA CAMPEÃO BRASILEIRO (ÚNICO!)


Obs: Ainda vão roubar bastante, aguardem!

Roubo: http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2009/11/19/sao-paulo-enfrenta-avalanche-de-derrotas-no-bastidor-e-ve-hepta-ameacado.jhtm

Aff Roubo: http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2009/11/19/sao-paulo-diz-que-nao-perdera-titulo-na-mao-grande-e-aponta-forca-do-fla-no-bastidor.jhtm

Samba e Multimídia (1)


Agora chegou a hora do Grande Maestro, como não poderia de ser sua coluna fala de algo moderno e interessante, eis um dos garotos mais inteligentes que já conheci, muito me orgulha de ter seus textos aqui em meu blog maestro, está muito interessante!

Olá, antes de mais nada vou me apresentar: meu nome é Heriko Rocha, 24 anos, estudante de Medicina, músico (violão e contrabaixo), Analista de Sistemas, Empresário, Atleta, Jogador de futebol (meia-direita) , Bombeiro, Astronauta e Jogador da Mega-Sena nas horas vagas... Brincadeira, só os dois primeiros...
Amante da boa música, principalmente aquela feita com carinho e responsabilidade, o que leva à qualidade. Encontrei no Samba e no Grupo Roda de Samba uma forma de unir tudo isso ao companheirismo e o amor que existe entre os sambistas de verdade, nunca havia presenciado em vertente alguma tais atributos, logo me encontrei.
Como gosto bastante de tecnologia e de música, resolvi unir os dois e pedir um espaço ao meu primo Brunno pra conversar com vocês sobre essa reunião que pode ser bastante agradável. Já que Paulinho aceita o argumento (contanto que não altere tanto assim) eu me atrevo a misturar esse doce com umas pitadas de sal.

AMPLIFIQUE SUA RODA!
Já que amadorismo não é sinônimo de inexperiência e má qualidade, vamos conversar um pouco sobre amplificação e timbragem dos principais intrumentos que compõem uma roda de samba básica, pois abruptamente há algum tempo eu venho regulando o som do Grupo Roda de Samba e percebo que existem algumas coisas que se eu soubesse desde o começo, haveriam me ajudado muito.
Um equipamento de som pra uma roda de samba básica (cavaco, violão, banjo, pandeiro, repique, tantan, surdo e vozes) deve ser composto por mesa de som (a quantidade de canais varia de acordo com o número de instrumentos e de vozes), amplificadores, caixas de som com uma boa definição e potência (principalmente se houver surdo e tantans), pedestais, cabos e microfones. Não vou me ater a marcas, modelos e especificações (pelo menos por enquanto) devido à falta de experiência e pesquisa, o melhor jeito é você pesquisar entre colegas do meio e nas lojas, mas isso é assunto pra depois.
INSTRUMENTOS DE CORDA – o principal problema da amplificação de instrumentos de corda, principalmente os tradicionais violões e cavaquinho, é a microfonia, já que ao contrario de contrabaixo elétrico e guitarra, eles possuem corpo vazado que pode gerar ressonância, principalmente das faixas sonoras extremas: graves e agudos. Além do mais o timbre é bastante influenciado pela qualidade da madeira e captação, por isso converse com o músico, que deve conhecer bem seu instrumento (sobre presença de estática, aquele ruído chato que o povo chama de hammer, humer, sei lá... e outras características sonoras). Mesmo com as dicas a seguir, saiba que seu ouvido é seu guia, e obtenha o timbre que mais lhe agradar e ao seu instrumentista. Ah... e escute samba! Treine seu ouvido!
CAVAQUINHO – Por mais que seja instrumento de harmonia, também tem característica percursiva, já que geralmente numa roda de samba é o cavaquinista que começa o andamento de uma música, logo, deve ter um som com uma boa definição na batida e, ao mesmo tempo, bonito quando solado. Como a maioria dos cavacos não tem equalizador embutido, cabe ao técnico a regulagem completa do timbre, cujo alicerce é a faixa média de som, que deve ser ajustada primeiro. Perceba que o agudo é que dá o “brilho” e a definição quando se sola no cavaco, e o grave dá melhor “peso” pra batida, leve isso em consideração se ouver um cavaco-base e um cavaco-solo, dê mais agudo pro primeiro e grave pro segundo, lembrando que apesar disso é o seu ouvido que vai definir o melhor timbre. Um abafador de som, daqueles de borracha encontrados em loja de som ou caseiro mesmo, pode resolver o problema da microfonia, se houver, mas limita a característica sonora, uma vez que essa é gerada pela condução pela madeira.
Já me delonguei demais pra um POST só, no próximo vamos dar sequência à matéria com violões, banjo e outros intrumentos de hamonia numa roda de samba. Posteriormente falarei sobre amplificação de instrumentos de percussão e outros assuntos. FICA A DICA: pesquise, teste e toque, só assim que se aprimora o conhecimento musical. FICA A DICA NA NET: http://forum.cifraclub.com.br <<< Recomendação altíssima pra músicos em geral, discussões sobre instrumentos, equipamentos, artistas, estilos musicais, etc. Até o próximo.

Abrações do Maestro Hériko!



O Samba é meu dom (1)



Outro que terá uma coluna no meu blog é o meu grande irmão Anderson Liguth, tenho maior satisfação em contar com a presença desse nobre bamba em meu blog, além de ser um irmão ele faz jus ao nome da coluna "O samba é meu dom".

Faixa “Foi um rio que passou em minha vida”, de Paulinho da Viola, aparece em primeiro lugar como a música mais acessada da Rádio UOL, na frente U2, Beyoncé e Bruno e Marrone.



Notícias desse tipo enchem nossos corações de alegria e nos faz pensar e refletir que embora haja um sistema muito forte que domina e aliena os meios de comunicação, existe uma força popular que luta e se posiciona contra esse sistema a maior resposta é vê que um samba do paulinho da viola da década de 80 hoje é mais ouvido que artistas preparados e moldados pra fazer sucesso com "músicas enlatadas" pensadas e criadas com um único objetivo, retorno financeiro.


A notícía me soa, como falado anteriormente, como a mais verdadeira resposta de pessoas que sabem do valor e da beleza da verdadeira música brasileira, esta sim, não pensada nos moldes mercadológicos mas feitas e sentidas com o coração que trazem em seu bojo a qualidade e o requinte de músicos, boêmios, poetas que trazem consigo um legado deixado por um movimento social e cultural e por seres inspirados e iluminados que deixaram suas marcas e tanto contribuíram para fazer da boa música brasileira uma referência mundial.

O retorno de um trabalho pautado qualidade e no respeito só pode ter essa volta merecida, não pautada, fundamentalmente, no retorno finaceiro mas no reconhecimento de um público que clama e vibra com a boa música que, digasse de passagem, não tem rótulos ou estilo definido mas que está em todos os lugares onde o objetivo não seja, principalmente, o sucesso mas um trabalho autêntico que seurge no boteco, na esquina, no encontro e em tantos outros lugares não determinados.

Só posso finalizar expressando minha felicidade com o fato, pois fortifica e dá notabilidade para nossa música de excelência, agrega valor e dá fôlego para continuar e semear o movimento em outros ares dando acesso a outras pessoas que ainda não conhecem e nem sabem da alienação mercadólogica a qual estão sendo submetidos, e saber que existem coisas belas da antiga e da atualidade que estão além das rádios e programas de televisão que insistem em mostrar sempre as mesmas coisas massificando e repassando a idéia que os melhores estão na mídia quem ainda não chegou lá é porque não tem um bom trabalho e isso é uma mentira.Quando a boa música é reconhecida nos deixa muito felizes e confiantes na certeza de que ela sempre terá espaço e eco em todos os lugares por onde passar, e além disso que a boa música não tem idade e sempre estará present em nossas vidas.

Anderson Liguth







segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Aí Conhece (uma nova esperança para o samba de roda)



Tive uma grata surpresa esse final de semana, há tempos vinha sendo convidado pelo meu amigo João Renato para participar da roda de samba que está acontecendo na Distribuidora da família dele toda sexta-feira, o nome da distribuidora não poderia ser melhor e ter relação mais direta ao local, Aí Conhece, um ambiente super bacana, bem intimista mesmo.

Bom, mas o que me leva a postar sobre isso é referente a cara de samba que tem o local, como diria o Paulinho: “PERFEITO”, há muito tempo, muito tempo mesmo não ia em local com a presença do samba como aquele, uma roda tradicional com bambas no centro, samba de primeira e público totalmente antenado aos sambas entoados, parecidíssimo como as rodas que antigamente eu participava, como: SAMBA DO RABO DA BESTA, PAPINHA (no início, depois virou bagunça), SAMBA DO ERIALDO, o som do cavaco soa originalmente sem estar plugado, o banjo dando o tom de samba de roda, pandeiro bem tocado (o João Renato está muito bem no pandeiro), bem samba de roda mesmo, falta só rolar um violãozinho para dar mais harmonia, mas um bom violonista de samba está em falta aqui no Acre, senti que estava nas rodas da antiga, parabéns ao João, Alemão, André e a galera toda que sempre trata agente com maior carinho, recomendo, indico e vou mais vezes.

Vai a dica aos meninos, não deixem essa essência do local acabar, o samba é assim do jeitinho que vocês estão fazendo, quanto a qualidade vocês estão bem, o repertório é ótimo. A única casa de samba de roda de Rio Branco que conheço é essa, samba de roda mesmo!

Aí Conhece!!!

Música Perfeita (1)



Outro que não poderia faltar tendo uma coluna em meu blog é o Grande Paulinho Perfeito, então sigo com as postagens de meus colunistas, falta ainda o Hériko, Ramon e Liguth.

Construção" considerada a maior canção brasileira de sempre "
Revista Rolling Stones - outubro/2009

Segue a lista:

Nº 1 - "Construção" - Chico Buarque

Nº 2 - "Águas de Março" - Elis Regina & Tom Jobim

Nº 3 - "Carinhoso" - Pixinguinha

Nº 4 - "Asa Branca" - Luiz Gonzaga

Nº 5 - "Mas Que Nada" - Jorge Ben

Nº 6 - "Chega de Saudade" - João Gilberto

Nº 7 - "Panis et Circencis" - Os Mutantes

Nº 8 - "Detalhes" - Roberto Carlos

Nº 9 - "Canto de Ossanha" - Baden Powell/ Vinicius de Moraes Uma versão com mais peso instrumental

Nº 10 - "Alegria, Alegria" - Caetano Veloso

“A canção é o termômetro de uma nação. Nós nos sentimos bem? Estamos mal? Precisamos lutar? Então, ouça nossas canções e nos conheça. Através dos tempos, a canção popular vem redesenhando a cara do Brasil, refletindo nossas incertezas e anseios, esperando que os tempos turbulentos fossem embora e que a celebração finalmente fincasse bandeira”.

É com esse trecho de uma matéria publicada pela revista Rolling Stone, que tecerei meu comentário sobre o assunto.

Primeiramente, vou me apresentar; Sou Paulo Venícius Dourado dos santos, 23 anos de idade, mais conhecido como Paulo Perfeito pela galera do samba, Perfect Paul pela galera alugadora do samba, PPPOLLL( pelo Anderson Liguth), pára de rir( pelo maestro Hériko R.), senta longe do Brunno e pára de rir( também pelo maestro Hérico) e vagabundo (pelo meu pai).
Sou estudante de Engenharia Civil, Ex estudante do curso de Economia, estagiário (badeco), músico do grupo RDS, membro da família RDS, músico Guitarrista na noite (prostituindo minha arte) há pelo menos 9 anos e por último, sou um grande amante da música Brasileira, não necessariamente apenas a popular.

Olhando criticamente a lista publicada pela revista, todos hão de convir que faltou muita coisa boa dentre essas 10 descritas e que outras não mereciam tanto “detalhes”assim.

Pois bem, falemos um pouquinho da campeã, que na minha opinião, foi 100% acertada pela dita revista.

A música construção fala da história de um trabalhador da construção civil, em um dia qualquer... Chico conta toda a trajetória desse dia, desde o levantar do sujeito até o momento de sua morte. A música é tocada com alguns trombones e pistões numa “tensão” sempre crescente, que ao decorrer da canção nos passa uma certa angustia, como se algo estivesse para acontecer, consegue-se sentir toda a situação do trabalhador, e todo o cenário que o envolve.
É como se o trabalhador soubesse que aquele era um dia especial em sua vida, observem:
Amou daquela vez como se fosse a última, o último e máquina
Beijou sua mulher, como se ela fosse à última, a única e lógico.
Cada filho, como se fosse o único e o pródigo.
Bebeu, como se fosse um náufrago e um príncipe.
Flutuou no ar, como se fosse pássaro, sábado e um príncipe
Morreu na contramão atrapalhando o tráfego, o público e o sábado.
Essa letra faz questão em ser uma primazia, ela é sem dúvida a canção mais ousada que eu já ouvi de Chico; pois não satisfeito em escrevê-la em proparoxítona seus finais de frases, ele faz um joguinho de permutação com essas proparoxítonas, que não só vão explicando o real sentido da canção como vão “construindo” um novo e cruel enredo.Construção é mais que do uma letra, ela é uma das maiores e belas poesias do século XX.

Paulo Dourado

SER NEGRO (2)


ONU vê 'marginalização' contra negros e índios no Brasil
Alta comissária criticou a violência nas cidades brasileiras.Após visitar Bahia e Rio de Janeiro, Pillay faz balanço de sua viagem.


A alta comissária da Organização das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, disse nesta sexta-feira (13) ter encontrado “marginalização” de índios e negros no Brasil. A secretária criticou ainda a violência nas cidades brasileiras e ligou este fato à discriminação. A secretária visitou a Bahia e o Rio de Janeiro nesta semana e faz um balanço de sua viagem em Brasília. Para a alta comissária, a “marginalização” fica visível ao olhar os altos cargos no Executivo brasileiro. Ela destacou não ter encontrado indígenas entre os comandantes do país e ter visto poucos negros, como o ministro da igualdade racial, Edson Santos. Ela destacou o fato de mesmo na Bahia, onde a população de negros é de três quartos do total, a presença deles em altos cargos ser pequena.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1377868-5598,00-ONU+VE+MARGINALIZACAO+CONTRA+NEGROS+E+INDIOS+NO+BRASIL.html
O MUNDO RECONHECE O QUE O BRASIL SABE MUITO BEM E NÃO ASSUME....
Esse problema é muito serio, as pessoas de fora conseguem enxergar e comentar o contexto Brasil Racial, como eu falei no artigo anterior o mito da IGUALDADE RACIAL é muito forte enquanto discurso de perpetuação de poder. Entendemos que não podemos tirar o preconceito de ninguém, porem, podemos alicerçar e dar ferramentas para que as pessoas que sofrem com o preconceito do outro possa lutar fortalecida e municiada com conhecimento e argumento para desconstruir o ápice do preconceito que é a discriminação e com isso fazer o outro pensar no que vai fazer antes de executar a ação da discriminação.O discurso do mito da DEMOCRACIA RACIAL é tão forte que parece normal termos poucos negros e negras em cargos estratégicos seja no setor publico ou no privado, a luta é árdua e dependemos de ganhar as pessoas para tal intento e com isso ajudarmos ao nosso país a minimizar essa diferença social descabida e fora dos conceitos de direitos humanos.
Ed Bastos

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

SEXTA-FEIRA 13



Hahahaha mais um ano hein! Já tá ficando chato!

Bom final de semana a todos...!!!

"MANGABA"


Caros bambas, o meu baú de histórias, conselhos e minha escola onde aprendo sobre o samba é a minha grande MANGABEIRA, Rua Francisco Mangabeira, esse local não poderia ter nome melhor homenageando o compositor do nosso hino, sempre a velha “Mangaba” envolvida com a música até em seu nome. Há um tempo venho compondo um samba que fala do local, ontem consegui terminar. Vejam:

MANGABEIRA

VIM MORAR
ONDE ANTIGOS BAMBAS VEM SE ENCONTRAR
TÚ ME CHAMAS DE SAMBA
OUTROS DE PENAR
MINHA HISTÓRIA SAÚDA OGUM E IEMANJÁ

VIM MORAR
EM UM PEDAÇO DE RUA
QUE ME FAZ LEMBRAR
EU SOU O SAMBA E RESISTO A QUALQUER LUGAR
A POEIRA, AO UMA QUADRA OU UMA MESA DE BAR

VIM MORAR
DEIXEI MEU CORAÇÃO
E FINQUEI MINHA BANDEIRA
QUE AQUI NESSE NORTE
ELA LEVA UMA ESTRELA
SE QUISER ME ENCONTRAR
MORO NA MANGABEIRA

MANGABEIRA
GENTE SIMPLES
MANGABEIRA
GENTE FELIZ

MANGABEIRA
PRA QUEM SABE AMAR
MANGABEIRA
É O LUGAR

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Pelé o Rei do "FUTEBOL"


Pelé compõe samba em homenagem a São Paulo, diz jornal
Ex-jogador gravou clipe de quatro minutos da canção
O ex-jogador de futebol Pelé gravou um samba em homenagem à cidade de São Paulo. Segundo a "Folha de S. Paulo", ele até gravou um clipe de quatro minutos da canção, que será veiculado como propaganda institucional no Brasil e no exterior. (fonte:http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1371609-9798,00-PELE+COMPOE+SAMBA+EM+HOMENAGEM+A+SAO+PAULO+DIZ+JORNAL.html)
PELÉ CALADO É UM SAMBISTA!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

SER NEGRO (1)


O jornalista Pasquim entrevistou o grande Tom Jobim e um trecho da entrevista que me chamou a atenção foi esse:

"O Pasquim - Voltando ao racismo: você sabe que, aqui, preto famoso não é preto: é famoso. Você deixaria sua irmã casar com um preto que não fosse famoso?
Tom Jobim - É claro. Mas o Brasil é um dos países onde mais eu vi preconceito racial. E é principalmente socioeconômico."
Pedi ao Ed para fazer um comentário, segue:
Isso aí. Como disse Tom Jobim, o Brasil é um país muito preconceituoso e não assume isso. Vivemos o mito da democracia racial, onde querem passar que no Brasil não existe preconceito, se você chegar a um lugar onde estejam reunidas varias pessoas e perguntar se alguém ali é racista, certamente ninguém ou quase ninguém irá assumir essa condição, porém os mesmos que dizem não ser racistas cometem discriminação a toda hora. é só você perceber nos layouts das lojas, nas propagandas na televisão, nos outdoor, na mídia, poucos negros e negras você conseguira enxergar na linha de frente e isso parece normal. Análise nos folders das lojas e consultórios e outros, parece que negro e a negra não usa o sistema privado de saúde ou compra roupa de marca, ou vai a um consultório dentista, ou faz curso de outros idiomas, ou mesmo não estão presente nos sistemas privados de ensino ou no publico, é só você olhar os cursos de pontada UFAC, como medicina, direito e outros.
Ed Bastos

terça-feira, 10 de novembro de 2009

POR DENTRO DAS QUADRAS (1)



Caros bambas, embora muitas pessoas pensem ao contrário aqui no Acre existem muitas pessoas conhecedoras de samba, que ás vezes nem são músicos, na verdade na minha opinião o sambista não é só aquele que executa um instrumento e sim aquele que sabe de samba e respeita essa cultura, na criação desse blog tive a idéia de chamar sambistas especialistas em vários assuntos para que assim expressem seus pensamentos, agora essa idéia será posta em ação, o primeiro que convidei (devido estar bem perto do carnaval) foi meu grande amigo Samuel Luz, ou “Manin”, esse cara é um dos maiores conhecedores de sambas-enredo que conheço desde o tempo que o nosso “Pai Léo” ainda estava na ativa (hoje ele é evangélico), vou postar semanalmente um texto dele que fala sobre os sambas e o que está acontecendo nas escolas de samba, o nome desse quadro será POR DENTRO DAS QUADRAS (o nome foi idéia do grande Maestro Hériko), e de agora em diante outros amigos postaram suas opiniões sobre vários assuntos, se preparem: Paulo Perfect (Bossa-nova e MPB), Anderson Liguth (Comentários gerais sobre o samba), Gilmar Malandrake (Atuações em palco), Ramon Menezes (Crítica musical), Eudmar Bastos (Negritude) e Maestro Hériko (sacanagem mesmo!).

Samuel Luz “O Manin” para mim é um orgulho ter seus comentários em meu blog e quando começar os desfiles vamos ver se você acertará quem será a escola campeã, sucesso garoto !!!

Segue o post de apresentação:

Olá para todos!!!

Meu nome é Samuel Almeida da Luz, mais conhecido por Manin, Samuca... o difícil é me chamarem pelo nome.
Sou estudante de pós-graduação, engenheiro agrônomo, pescador nas horas vagas, Tricolor do Morumbi com muito orgulho e portelense de coração, o que nos leva à razão de postar nesse blog.
Defensor e apaixonado pelo samba de raiz e suas variantes, de uns tempos pra cá comecei a me aventurar pelo mundo maravilhoso, vasto e cheio de história das escolas de samba do Rio de Janeiro, mais precisamente, quanto aos sambas-enredo.
Não me considero um profundo conhecedor e sim um estudante muito curioso e inquieto, mas aceitei o convite do meu amigo Brunno Damasceno e do Grupo Roda de Samba e postarei com certa freqüência algumas notícias e opiniões sobre os sambas-enredo e a preparação das escolas para o carnaval do Rio de Janeiro, sempre com a assessoria do meu amigo e professor nesse assunto, o também portelense Nilson Bardales.
A tarefa não é simples, mas tenho certeza que será muito prazerosa, pois será uma alegria imensa conversar e trocar idéias e opiniões sobre o carnaval com os leitores desse blog que apreciam o verdadeiro samba e, considerando um pedido do Grupo Roda de Samba, se torna irrecusável.


Obs: essa foto é minha no carnaval de rua que acontecia na Praça da Revolução, em frente à prefeitura, lá pra década de 80.


E viva às Escolas de Samba de todo o país, um dos nossos maiores patrimônios culturais!!!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

OS GRANDES MESTRES DO SAMBA





Caros bambas, estou muito feliz e ansioso depois que soube a data do nosso próximo show no teatro Hélio Melo, aquele ambiente me deixa muito feliz e faz com que eu realmente me sinta parte de uma arte. Será o 3º show do Grupo Roda de Samba em teatro.


Para que você entendam melhor temos um projeto sendo executado esse ano, estamos levando o show OS GRANDES MESTRES DO SAMBA (que já foi apresentado no teatro Hélio Melo há uns 2 anos atrás) as escolas públicas, esse projeto foi aprovado pela Lei de Incentivo à cultura e o encerramento será um show com as melhores canções desses grandes sambistas.


Essa apresentação será muito bem elaborada pelo Grupo Roda de Samba, contará com convidados especiais (que logo divulgarei aqui nesse blog),com artes teatrais e visuais.


Além da participação dos 4 integrantes do Grupo (Hériko, Paulo, Anderson e Brunno) o show contará com a produção artística do nosso grande Malandro Gilmar, que inclusive fez essa mesma função nos shows anteriores e auxílio dos nossos amigos "Manin" e Ramom Menezes.


Todas as forças daqui pra frente estão voltadas a relaização desse show, espero que possamos representar bem o nosso Samba, o andamento e os preparativos sempre estarei divulgando aqui no Blog.



OS GRANDES MESTRES DO SAMBA

DIA: 26 DE DEZEMBRO

NO TEATRO HÉLIO MELO

ÀS 20 HS

ENTRADA FRANCA


Confusão com o Dudu



Fonte: http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2009/11/09/apos-confusao-na-feira-da-paz-de-manhuacu-dudu-nobre-processa-secretario-de-cultura-914667735.asp

Não sei o que aconteceu de fato, mas nesses casos sempre o artista sai como errado, o que acontece geralmente na realidade é que os contratantes não seguem normas de estrutura para se realizar um show.

O Mundo de Cartola


Sábado fui assistir ao show com uma grande turma de bambas (Anderson Liguth, Paulinho Perfect, Maestro Hériko Rocha, "Maninho" e "Fí de ..."), todos tivemos a mesma opinião, o show teve o repertório muito bom, o apresentador é muito bom e se expressa bem e a intenção é muito legal.
Parabéns

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

FINAL DE SEMANA


Mais um final de semana, eis o resumo do que será o meu:

Gripe: Estou muito gripado, muito mesmo, que saco!
Perde Palmeiras: “Agorar” o Palmeiras e torcer para o Flu.
Sem beber: Não estou podendo beber, sóbrio é ...!
Dormir muito: Estou meio mole, talvez por causa da gripe.

E vocês meus amigos, como será o seu final de semana?

OBS: RESPONDENDO O QUESTIONAMENTO DO CARO LEITOR, A ARTE EM CIMA DE CADA POSTAGEM É DE MINHA AUTORIA MESMO, EU QUE FAÇO!
E para terminar umas piadinhas de músico
Um baixista estava batendo violentamente em seu filho, que berrava alto aos prantos. Um vizinho se assustou com o barulho e foi checar o que aconteceu. Vendo a cena, perguntou pro baixista:
- Nossa! Pra que bater dessa maneira no seu filho?
- Esse moleque é um desgraçado, maldito!!! Ele desafinou uma corda do meu baixo!
- Ué? Por que você não afina?
- Porque esse filho da p(*) não quer me falar que corda ele desafinou!!!
********
Qual a real definição de uma banda?
Banda é um lugar onde o guitarrista achaaa que é o solista, o tecladista achaaaa que é o maestro, o baterista achaaa que é músico, e o cantor ACHAAAA que é o dono da banda...
*********
O arranjador chegou no ensaio e disse pro pianista:
- É lá menor com 7ª e 9ª menor.
E o pianista virou pro guitarrista:
- É lá menor.
E ele falou pro baixista:
- É lá.
O baixista falou pro batera:
- É samba.
E ele vira pro percussionista:
- Vai preenchendo...
*****************
O maestro interrompe o ensaio e diz:
- O primeiro trombone deu uma nota errada.
Diz um músico:
Mas o primeiro trombone ainda não chegou.
Responde o maestro:
- Então, quando ele chegar digam-lhe.
******************
Os três grandes maestros (Antônio Carlos, Delei e Hériko Rocha) encontram-se em um sonho no céu.
Diz Antônio Carlos:
- Há dias encontrei Deus, que me disse estar feliz pela minha presença aqui, porque eu sou sem dúvida o maior maestro do Acre.
Diz Delei:
- olhem, eu encontrei-o ontem e ele disse-me que na sua opinião eu era o maior maestro de sempre.
E Hériko Rocha diz:
- Curioso, não me lembro de ter dito nada disso.
********************
Um cavaquinista consegue finalmente a oportunidade de ser ouvido pelo grande maestro. Após tocar uma pequena música, o agente pergunta ao maestro: Então que tal a execução?
O maestro pensa uns segundos e responde:
-Execução é um pouco exagerado, 20 anos parece-me mais justo.
********************
Um cavaquinista estuda em casa oito horas por dia.
O amigo diz:
"Como é que tu consegues aguentar este esforço? Eu era incapaz."
O cavaquinista:
"É preciso quando se persegue um objetivo."
O amigo diz:
"E qual é o teu objetivo?"
O cavaquinista:
"O apartamento aqui ao lado."
**********************
O que é necessário para reunir os Beatles ? Mais três balas.
**********************
Um grupo de terroristas tomou de assaltou um avião cheio de bateristas. Contatados pelas autoridades fizeram as suas exigências e ameaçaram: Se não cedem começamos a libertar um passageiro em cada hora.
*************************
Qual foi a última frase do baterista antes de ser despedido? - Agora vamos tocar um tema meu!
*************************
Qual a primeira coisa que a contora faz de manhã? Vai pra casa
*************************

Hahahahah bom final de semana !!!

Zé Simão


Essa foto é do meu grande incentivador, pai, professor e etc, meu avô Zé Simão na época que jogava bola, essa "timbinha" ele tem até hoje.
Te amo vovô !!!

MySpace


A modernidade eletrônica tem seus lados benéficos e maléficos, em certo ponto atrapalhou o desenvolvimento artístico dos músicos dando ferramentas que antes eram substituídas pelo dom natural musical, porém esse “MySpace” é sensacional, nele você pode escutar canções de vários artistas que nem sempre são tão conhecidos assim da mídia, segue algumas dicas:

O grande Chico Buarque cantando junto com outros sambistas a música LABAREDA, de Paulo Feital e Jorge Simas, samba feito em homenagem a João Nogueira: http://www.myspace.com/paulocesarfeital

O grupo carioca Conversa de Malandro canta O SAMBA É MEU DOM, de Wilson das Neves: http://www.myspace.com/conversademalandro

Samba moderno e ao mesmo tempo raiz, entendeu? Não! Ouça HELLO MY GIRL de Silvio da Silva, mesmo compositor de Maneiras, cantado pelo maior sambista da nova geração, Pedro Miranda: http://www.myspace.com/pedrinhomiranda
Um samba muito legal do Moyseis Marques e cantado por ele mesmo, chamado PRETINHA JÓIA RARA: http://www.myspace.com/moyseismarques

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Show com músicos acreanos em homenagem ao Cartola



Com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, músicos acreanos se reúnem para promover uma homenagem a este grande compositor brasileiro




Um grupo de músicos acreanos decidiu se reunir para fazer uma homenagem a este artista. Com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, eles preparam o Show “O mundo de Cartola”, que começa a ser apresentado a partir desta sexta-feira, em Rio Branco.
No palco, Luthiene Bittencourt no vocal, Ana Fontenele no cavaquinho, Theo Moreira e Ciro Quintanna nos violões e João Gabriel Brito na percussão, com a produção e apresentação de Marcelo Brum. “A ideia de montar uma apresentação de Cartola surgiu quando eu dava aulas nos morros do Pavão-Pavãozinho e Mangueira, no Rio de Janeiro. Eu sempre gostei de Cartola, mas depois que me chamaram para tocar com a Orquestra de Cordas do Centro Cultural Cartola e passei a vivenciar aquilo tudo, me apaixonei. Na mangueira conheci muita gente que participou da história da Cartola, seus "filhos" e a família da Dona Zica. E quando trabalhava na Funarte produzimos um show do Elton Medeiros, parceiro de Cartola. Foi quando decidi que iria fazer um trabalho com as músicas do Cartola”, diz Marcelo.
As apresentações acontecem nesta sexta e sábado, 30 e 31, no Teatro Hélio Melo, a partir das 20 horas; na sexta-feira, 31, às 10 horas no Colégio de Aplicação da Ufac; no dia 7 de novembro, às 20 horas, no Teatro Hélio Melo; e nos dias 08 e 15 de novembro, às 19 horas, na Biblioteca da Floresta. “Será um show bem simples, intimista, bem Cartola”, convida Marcelo Brum.
Para todas as apresentações, a entrada é franca.
SERVIÇO
Show “O Mundo de Cartola”
30 e 31/10 Theatro Hélio Melo, às 20 horas
31/10 Colégio de Aplicação da Ufac, às 10 horas
07/11 Theatro Hélio Melo, às 20 horas
08/11 e 15/11 Biblioteca da Floresta, às 19 horas Entrada Franca!



Sempre reclamamos a ausência de shows de samba aqui no Acre, então eis uma oportunidade maravilhosa de conferir a obra de um dos grandes mestres do samba, não conheço os músicos e vou assistir o show com certeza, depois comento o que achei.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

É um pandêgo !!!



Em 1º lugar adoro música Sertaneja, mas Sertaneja mesmo, Moda de Viola, que fala do sertão e das dificuldades dos sertanejos, tipo Almir Sater e etc, mas existem pessoas que cantam músicas românticas e diz que é música sertaneja, e não é! Navegando na internet vi essa reportagem e não consigo parar de rir. Vejam:

'O sertanejo universitário repetiu de ano', dizem Zezé Di Camargo e Luciano

G1 - Como vêem essa nova onda do “sertanejo universitário”?

Luciano (aquele mesmo, irmão do Zezé) - Victor & Léo, pra mim, já é uma realidade. Eles compõem, cantam muito bem e não copiam ninguém. Você vê um monte de cover de Zezé Di Camargo & Luciano, Bruno & Marrone. Agora, aquela turma que regrava um sucesso nosso de oito anos atrás e chama de sertanejo universitário é uma ofensa. Acho um desrespeito. Enquanto eles são sertanejos universitários, eu sou mestre. E se eles não conseguiram fazer sucesso depois de lançar três discos, eles são repetentes, não passaram de ano. Isso incomoda muito, porque leva para uma vala comum todos os sérios e bons, como uma dupla chamada Zé Henrique & Gabriel. Eles compõem, inclusive uma música que gravamos, chamada “Nosso amor é ouro”. Cadê esses sertanejos universitários? Estão todos fazendo prova até hoje. Ou senão viraram deputados, vereadores. Isso graças a deus eu não vou precisar fazer. Não vou me prostituir musicalmente pra continuar no sucesso.

Como assim? Hahahahahahahahah, já foi meu filho, hahahahahahahahahahah