terça-feira, 24 de novembro de 2009

POR DENTRO DAS QUADRAS (2)


Mais um post sensacional de Samuel Luz e seus parceiros.

Samba como Antigamente!!




Hoje gostaria de falar sobre um tema muito recorrente em conversas que tenho com várias pessoas sobre carnaval, que é a atual falta de interesse do público em geral pelo samba enredo.

Antes de começar a falar dos sambas das escolas para 2010 e dar minhas opiniões, é necessário investirmos algum tempo para falarmos desse assunto, porque a questão é que, o samba enredo passa por um problema sério: a padronização e falta de liberdade que são impostas aos compositores hoje em dia. É o que aconteceria com qualquer manifestação artística limitada, por um único padrão estético.

Se pedirmos a alguém para cantar um samba enredo, provavelmente, será “Peguei um Ita no Norte”, mais conhecido como “Explode Coração”, samba do Salgueiro de 1993. E lá se vão 16 anos...

Comparado a outras épocas, como às décadas de 70 e 80, principalmente, isso é uma eternidade. Em um único ano (como por exemplo, 1985) havia 5, 6 ou até mais sambas muito bons. Outro exemplo é o ano de 1990, considerado por mim e dois amigos como o “Ano do samba enredo” que trouxe uma ótima safra, só sambaço.

Houve alguns fatores que contribuíram para esse declínio. Em primeiro lugar, a descaracterização do gênero – samba enredo. Os sambas (marchas) estão se tornando meras trilhas sonoras para uma bateria cada vez mais acelerada, onde não se valoriza mais o gênero, e sim o andamento dos atuais desfiles. Hoje se tem um contingente de aproximadamente 4.500 componentes, muito diferente dos 1.500 de outrora.

Vou colocar dois links do mesmo samba “Dom Obá, Príncipe do Povo”, samba da Mangueira em 2000. Trata-se de uma versão do Jamelão cantando somente com violão e outra é a Mangueira na avenida, que ratifica a total falta de valorização do samba enredo em prol de um desfile totalmente “engessado”.



Jamelão no Sem Censura: http://www.youtube.com/watch?v=brdrDDk2FIs&feature=PlayList&p=C0D61381D2507740&playnext=1&playnext_from=PL&index=54



Mangueira 2000: http://www.youtube.com/watch?v=9s565mLzEFE



Outro aspecto que pode ter influenciado na descaracterização do samba enredo, é a atual escolha do principal componente que impulsiona a criação de um belo samba, o enredo. Que é totalmente comercial e caça níquel.

A atual forma de disputa do hino a ser cantado pela agremiação na avenida, também pode se considerado um vilão da péssima qualidade das obras, uma vez que gera a padronização, ou seja, refrão principal, primeira parte, refrão do meio e segunda parte, imposta aos compositores, alguns sambas bons, os melhores não são campeões das eliminatórias nas escolas, ou seja, o melhor samba do ano nem vai para o desfile. Um exemplo recente é o do mesmo Salgueiro que, em 2009 tinha um samba muito superior ao que foi levado para a avenida, apesar disso, conseguiu 40 pontos nesse quesito.

Outro fator é a falta de divulgação dos sambas nas rádios, um espaço tomado por outros gêneros, como o axé e o funk, que cresceram muito enquanto o samba diminuiu. Hoje em dia, nem no carnaval se ouve samba de enredo nas rádios com muita freqüência.

Para finalizar, gostaria de propor aos leitores do blog que fizessem uma pesquisa no youtube, desde sambas antigos até os dias de hoje, e tirassem suas conclusões.

Um abraço e até o próximo post!!



*Esse post contou com a valiosa colaboração de Nilson e Gilson Bardales.



Nenhum comentário:

Postar um comentário