quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O Samba é meu dom (1)



Outro que terá uma coluna no meu blog é o meu grande irmão Anderson Liguth, tenho maior satisfação em contar com a presença desse nobre bamba em meu blog, além de ser um irmão ele faz jus ao nome da coluna "O samba é meu dom".

Faixa “Foi um rio que passou em minha vida”, de Paulinho da Viola, aparece em primeiro lugar como a música mais acessada da Rádio UOL, na frente U2, Beyoncé e Bruno e Marrone.



Notícias desse tipo enchem nossos corações de alegria e nos faz pensar e refletir que embora haja um sistema muito forte que domina e aliena os meios de comunicação, existe uma força popular que luta e se posiciona contra esse sistema a maior resposta é vê que um samba do paulinho da viola da década de 80 hoje é mais ouvido que artistas preparados e moldados pra fazer sucesso com "músicas enlatadas" pensadas e criadas com um único objetivo, retorno financeiro.


A notícía me soa, como falado anteriormente, como a mais verdadeira resposta de pessoas que sabem do valor e da beleza da verdadeira música brasileira, esta sim, não pensada nos moldes mercadológicos mas feitas e sentidas com o coração que trazem em seu bojo a qualidade e o requinte de músicos, boêmios, poetas que trazem consigo um legado deixado por um movimento social e cultural e por seres inspirados e iluminados que deixaram suas marcas e tanto contribuíram para fazer da boa música brasileira uma referência mundial.

O retorno de um trabalho pautado qualidade e no respeito só pode ter essa volta merecida, não pautada, fundamentalmente, no retorno finaceiro mas no reconhecimento de um público que clama e vibra com a boa música que, digasse de passagem, não tem rótulos ou estilo definido mas que está em todos os lugares onde o objetivo não seja, principalmente, o sucesso mas um trabalho autêntico que seurge no boteco, na esquina, no encontro e em tantos outros lugares não determinados.

Só posso finalizar expressando minha felicidade com o fato, pois fortifica e dá notabilidade para nossa música de excelência, agrega valor e dá fôlego para continuar e semear o movimento em outros ares dando acesso a outras pessoas que ainda não conhecem e nem sabem da alienação mercadólogica a qual estão sendo submetidos, e saber que existem coisas belas da antiga e da atualidade que estão além das rádios e programas de televisão que insistem em mostrar sempre as mesmas coisas massificando e repassando a idéia que os melhores estão na mídia quem ainda não chegou lá é porque não tem um bom trabalho e isso é uma mentira.Quando a boa música é reconhecida nos deixa muito felizes e confiantes na certeza de que ela sempre terá espaço e eco em todos os lugares por onde passar, e além disso que a boa música não tem idade e sempre estará present em nossas vidas.

Anderson Liguth







Um comentário: