quarta-feira, 11 de novembro de 2009

SER NEGRO (1)


O jornalista Pasquim entrevistou o grande Tom Jobim e um trecho da entrevista que me chamou a atenção foi esse:

"O Pasquim - Voltando ao racismo: você sabe que, aqui, preto famoso não é preto: é famoso. Você deixaria sua irmã casar com um preto que não fosse famoso?
Tom Jobim - É claro. Mas o Brasil é um dos países onde mais eu vi preconceito racial. E é principalmente socioeconômico."
Pedi ao Ed para fazer um comentário, segue:
Isso aí. Como disse Tom Jobim, o Brasil é um país muito preconceituoso e não assume isso. Vivemos o mito da democracia racial, onde querem passar que no Brasil não existe preconceito, se você chegar a um lugar onde estejam reunidas varias pessoas e perguntar se alguém ali é racista, certamente ninguém ou quase ninguém irá assumir essa condição, porém os mesmos que dizem não ser racistas cometem discriminação a toda hora. é só você perceber nos layouts das lojas, nas propagandas na televisão, nos outdoor, na mídia, poucos negros e negras você conseguira enxergar na linha de frente e isso parece normal. Análise nos folders das lojas e consultórios e outros, parece que negro e a negra não usa o sistema privado de saúde ou compra roupa de marca, ou vai a um consultório dentista, ou faz curso de outros idiomas, ou mesmo não estão presente nos sistemas privados de ensino ou no publico, é só você olhar os cursos de pontada UFAC, como medicina, direito e outros.
Ed Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário