quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Samba e Multimídia (1)


Agora chegou a hora do Grande Maestro, como não poderia de ser sua coluna fala de algo moderno e interessante, eis um dos garotos mais inteligentes que já conheci, muito me orgulha de ter seus textos aqui em meu blog maestro, está muito interessante!

Olá, antes de mais nada vou me apresentar: meu nome é Heriko Rocha, 24 anos, estudante de Medicina, músico (violão e contrabaixo), Analista de Sistemas, Empresário, Atleta, Jogador de futebol (meia-direita) , Bombeiro, Astronauta e Jogador da Mega-Sena nas horas vagas... Brincadeira, só os dois primeiros...
Amante da boa música, principalmente aquela feita com carinho e responsabilidade, o que leva à qualidade. Encontrei no Samba e no Grupo Roda de Samba uma forma de unir tudo isso ao companheirismo e o amor que existe entre os sambistas de verdade, nunca havia presenciado em vertente alguma tais atributos, logo me encontrei.
Como gosto bastante de tecnologia e de música, resolvi unir os dois e pedir um espaço ao meu primo Brunno pra conversar com vocês sobre essa reunião que pode ser bastante agradável. Já que Paulinho aceita o argumento (contanto que não altere tanto assim) eu me atrevo a misturar esse doce com umas pitadas de sal.

AMPLIFIQUE SUA RODA!
Já que amadorismo não é sinônimo de inexperiência e má qualidade, vamos conversar um pouco sobre amplificação e timbragem dos principais intrumentos que compõem uma roda de samba básica, pois abruptamente há algum tempo eu venho regulando o som do Grupo Roda de Samba e percebo que existem algumas coisas que se eu soubesse desde o começo, haveriam me ajudado muito.
Um equipamento de som pra uma roda de samba básica (cavaco, violão, banjo, pandeiro, repique, tantan, surdo e vozes) deve ser composto por mesa de som (a quantidade de canais varia de acordo com o número de instrumentos e de vozes), amplificadores, caixas de som com uma boa definição e potência (principalmente se houver surdo e tantans), pedestais, cabos e microfones. Não vou me ater a marcas, modelos e especificações (pelo menos por enquanto) devido à falta de experiência e pesquisa, o melhor jeito é você pesquisar entre colegas do meio e nas lojas, mas isso é assunto pra depois.
INSTRUMENTOS DE CORDA – o principal problema da amplificação de instrumentos de corda, principalmente os tradicionais violões e cavaquinho, é a microfonia, já que ao contrario de contrabaixo elétrico e guitarra, eles possuem corpo vazado que pode gerar ressonância, principalmente das faixas sonoras extremas: graves e agudos. Além do mais o timbre é bastante influenciado pela qualidade da madeira e captação, por isso converse com o músico, que deve conhecer bem seu instrumento (sobre presença de estática, aquele ruído chato que o povo chama de hammer, humer, sei lá... e outras características sonoras). Mesmo com as dicas a seguir, saiba que seu ouvido é seu guia, e obtenha o timbre que mais lhe agradar e ao seu instrumentista. Ah... e escute samba! Treine seu ouvido!
CAVAQUINHO – Por mais que seja instrumento de harmonia, também tem característica percursiva, já que geralmente numa roda de samba é o cavaquinista que começa o andamento de uma música, logo, deve ter um som com uma boa definição na batida e, ao mesmo tempo, bonito quando solado. Como a maioria dos cavacos não tem equalizador embutido, cabe ao técnico a regulagem completa do timbre, cujo alicerce é a faixa média de som, que deve ser ajustada primeiro. Perceba que o agudo é que dá o “brilho” e a definição quando se sola no cavaco, e o grave dá melhor “peso” pra batida, leve isso em consideração se ouver um cavaco-base e um cavaco-solo, dê mais agudo pro primeiro e grave pro segundo, lembrando que apesar disso é o seu ouvido que vai definir o melhor timbre. Um abafador de som, daqueles de borracha encontrados em loja de som ou caseiro mesmo, pode resolver o problema da microfonia, se houver, mas limita a característica sonora, uma vez que essa é gerada pela condução pela madeira.
Já me delonguei demais pra um POST só, no próximo vamos dar sequência à matéria com violões, banjo e outros intrumentos de hamonia numa roda de samba. Posteriormente falarei sobre amplificação de instrumentos de percussão e outros assuntos. FICA A DICA: pesquise, teste e toque, só assim que se aprimora o conhecimento musical. FICA A DICA NA NET: http://forum.cifraclub.com.br <<< Recomendação altíssima pra músicos em geral, discussões sobre instrumentos, equipamentos, artistas, estilos musicais, etc. Até o próximo.

Abrações do Maestro Hériko!



Um comentário:

  1. ótimo conselho maestro, se o jacson não tivesse me deixado 80% surdo lá na swing novo tentaria seguir a rista todas as suas dicas!!!!
    uhahuauhauhahuauhuhauhauha
    axéééé

    ResponderExcluir