segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Música Perfeita (1)



Outro que não poderia faltar tendo uma coluna em meu blog é o Grande Paulinho Perfeito, então sigo com as postagens de meus colunistas, falta ainda o Hériko, Ramon e Liguth.

Construção" considerada a maior canção brasileira de sempre "
Revista Rolling Stones - outubro/2009

Segue a lista:

Nº 1 - "Construção" - Chico Buarque

Nº 2 - "Águas de Março" - Elis Regina & Tom Jobim

Nº 3 - "Carinhoso" - Pixinguinha

Nº 4 - "Asa Branca" - Luiz Gonzaga

Nº 5 - "Mas Que Nada" - Jorge Ben

Nº 6 - "Chega de Saudade" - João Gilberto

Nº 7 - "Panis et Circencis" - Os Mutantes

Nº 8 - "Detalhes" - Roberto Carlos

Nº 9 - "Canto de Ossanha" - Baden Powell/ Vinicius de Moraes Uma versão com mais peso instrumental

Nº 10 - "Alegria, Alegria" - Caetano Veloso

“A canção é o termômetro de uma nação. Nós nos sentimos bem? Estamos mal? Precisamos lutar? Então, ouça nossas canções e nos conheça. Através dos tempos, a canção popular vem redesenhando a cara do Brasil, refletindo nossas incertezas e anseios, esperando que os tempos turbulentos fossem embora e que a celebração finalmente fincasse bandeira”.

É com esse trecho de uma matéria publicada pela revista Rolling Stone, que tecerei meu comentário sobre o assunto.

Primeiramente, vou me apresentar; Sou Paulo Venícius Dourado dos santos, 23 anos de idade, mais conhecido como Paulo Perfeito pela galera do samba, Perfect Paul pela galera alugadora do samba, PPPOLLL( pelo Anderson Liguth), pára de rir( pelo maestro Hériko R.), senta longe do Brunno e pára de rir( também pelo maestro Hérico) e vagabundo (pelo meu pai).
Sou estudante de Engenharia Civil, Ex estudante do curso de Economia, estagiário (badeco), músico do grupo RDS, membro da família RDS, músico Guitarrista na noite (prostituindo minha arte) há pelo menos 9 anos e por último, sou um grande amante da música Brasileira, não necessariamente apenas a popular.

Olhando criticamente a lista publicada pela revista, todos hão de convir que faltou muita coisa boa dentre essas 10 descritas e que outras não mereciam tanto “detalhes”assim.

Pois bem, falemos um pouquinho da campeã, que na minha opinião, foi 100% acertada pela dita revista.

A música construção fala da história de um trabalhador da construção civil, em um dia qualquer... Chico conta toda a trajetória desse dia, desde o levantar do sujeito até o momento de sua morte. A música é tocada com alguns trombones e pistões numa “tensão” sempre crescente, que ao decorrer da canção nos passa uma certa angustia, como se algo estivesse para acontecer, consegue-se sentir toda a situação do trabalhador, e todo o cenário que o envolve.
É como se o trabalhador soubesse que aquele era um dia especial em sua vida, observem:
Amou daquela vez como se fosse a última, o último e máquina
Beijou sua mulher, como se ela fosse à última, a única e lógico.
Cada filho, como se fosse o único e o pródigo.
Bebeu, como se fosse um náufrago e um príncipe.
Flutuou no ar, como se fosse pássaro, sábado e um príncipe
Morreu na contramão atrapalhando o tráfego, o público e o sábado.
Essa letra faz questão em ser uma primazia, ela é sem dúvida a canção mais ousada que eu já ouvi de Chico; pois não satisfeito em escrevê-la em proparoxítona seus finais de frases, ele faz um joguinho de permutação com essas proparoxítonas, que não só vão explicando o real sentido da canção como vão “construindo” um novo e cruel enredo.Construção é mais que do uma letra, ela é uma das maiores e belas poesias do século XX.

Paulo Dourado

Um comentário:

  1. Bom, ao meu ver eu acho que caberiam uma musica do cartola ae nessa lista!
    Peito Vazio... ela é a melhor.. sem duvidas..

    Mais falando de construcao...
    O interessante que cada frase que chico usa nessa musica é muito vasta.. da a entender que sao ambiguas,,, "Beijou sua mulher como se fosse a última".. como assim? beijou como se fosse pela a ultima vez? beijou como se fosse a ultima mulher? ou aunica? bom.. chico é o mestre maior das ambiguades, algo que me atrai em poesias e muscias! Nada como ver chico em primeiro!

    Abraços

    ResponderExcluir