quinta-feira, 4 de março de 2010

Samba ou Pagode?


Caros bambas, até hoje ainda existe a disputa constante entre os pesquisadores musicais e sambistas do que diferenciaria o estilo Samba do estilo Pagode. Uns acham que é os arranjos das músicas, outros acham que é as letras, outros acham que é quem interpreta ou compõe.

Esse assunto é muito polêmico, na verdade em minha opinião (pensamento atual, pois antigamente não pensava assim) o que diferencia é a nossa cabeça, é o quão fomos criados no mundo musical, o que existe é um samba mais conservador, entoados pelos antigos sambistas como: Cartola, Noel, Nelson Cavaquinho e etc, e o samba moderno que é cantado por outros artistas, claro que algumas pessoas usam o samba, que é mais que um ritmo e sim um modo de viver, para ganhar dinheiro alterando a sua essência principal.

No início achava que só quem cantava samba de verdade eram os artistas que minha mente indicava como sambistas e não pagodeiros, mas não é bem assim, hoje vimos constantemente a mesma música cantada pelo Arlindo Cruz e Exaltasamba, Zeca "PAGODINHO" e Revelação e etc.

Sempre digo que isso é uma questão apenas de nomeclatura para um ritmo!

O que realmente é válido, somos ouvintes termos a condição de decidir (sem excluir a opinião alheia) o que é bom e ruim, nós é quem decidimos o que escutar, sempre digo que existem músicas do Cartola ruins e músicas do Bokaloca boas, não, eu forcei! Sempre digo que existem músicas do Fundo de Quintal ruins e músicas do Exaltasamba boas, depende de nós entendermos o que é bom e ruim para nossos ouvidos.

SE EXISTE DIFERENÇA DE SAMBA E PAGODE EU NÃO SEI, SE EXISTE ESSES DOIS ESTILOS EU NÃO SEI, SÓ SEI QUE EXISTE MÚSICA BOA E MÚSICA RUIM PARA O QUE EU CONSIDERO COMO TAL.

Por exemplo, respondam-me!

Na sua concepção isso é um samba ou um pagode? Responda!







Peço que vocês meus leitores postem opiniões sobre isso, por gentileza, será muito importante para o nosso constante estudo sobre o samba, postem criticando, elogiando, dando opiniões!


Brunno Damasceno

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. comentario corrigido...axé Bruno
    O pertencimento é que vale.....axé
    Bruno Damasceno, meu parceiro em algumas musicas...Espero que esteja bem, tu e a família toda...Estouto meio aperreado neste momento para fazer um comentário mais aprofundado, porem quero de ante-mão lhe parabenizar. Entendo que só dois tipos de pessoas no mundo não mudam de opinião, é o burro e o morto. como sei que você nem é burro e nem está morto, fico feliz por você estar nesse processo de evolução de entendimento das questões que envolvem a sociedade como um todo. sabemos que a sociedade é feita de pessoas e as pessoas congregam em comunidades e assim se vai vivendo a vida. em falar em comunidade, me pautarei na comunidade do samba, e como em toda comunidade, os problemas existem e são colocados pra sociedade como um todo opinar, criticar, auxiliar, encrencar mais, e outras coisas que só a sociedade pode fazer, porque entendo que os problemas da humanidade são causados pelo próprio homem. bem isso foi só um preâmbulo para eu poder entrar no assunto o que é samba e o0que não é samba...entendo que alguém de defenda o samba enquanto um estilo musical puro e diferenciado em sua estrutura e complexidade, dentro de sua profundidade poética e sua malícia de vivencia que só os que se sentem pertencidos a essa quase religião chamada samba é que podem sentir e versar sobre....vou parar por aqui porque estou com pressa pra ir trabalhar...porem deixo este escrito para ajudar na reflexão deste tópico que você colocou para debate...espero ter contribuído de uma forma ou outra. finalizando acho que samba ou pagode é uma questão de pertencimento..abraços e axé...do seu parceiro de composição e amigo..ogan da nação de Angola e por sentimento e pertencimento sambista Eudmar Bastos

    ResponderExcluir
  3. Músicas do bokaloka boas tu forçou em HAHAHAHA!! Cara é complexo, não da pra generalizar também todo tipo de pagode como sendo ruim, é claro que as bandas de pagodes é outro tipo de roupagem e tudo mais.. tipo o belo, alexandre pires tem musicas muito boas nesses ultimos trabalhos.. não tem como comparar com os sambas de raiz que já conhecemos.. é outra parada totalmente diferente, é como vc mesmo diz COMERCIAL DEMAIS..

    Acho que é isso Brunnão, Parabéns pelo blog e fica com deus!

    ResponderExcluir
  4. Grande Brunno! Primeiro quero parabenizá-lo pelo projeto do Blog, sucesso! E sobre o post, é o seguinte: seja samba ou pagode, se for pra dividir essa emoção com você, me chama pra qualquer um! Um forte abraço parceiro! Segue, abaixo, meu e-mail e msn para contatos.

    Ass.: Sotero Júnior (valdoca)

    soterojunior@uol.com.br

    ResponderExcluir