quarta-feira, 10 de março de 2010

Axé faz 25 anos, parabéns!


Segundo BRUNA BITTENCOURT da Folha de S.Paulo, o axé está perdendo espaço na Bahia para o arrocha --um "bolerão popular"--, o pagode baiano --"um desdobramento do samba de roda, que se modernizou a partir dos anos 90"-- e o forró eletrônico.


Opinem, comentem!

2 comentários:

  1. quero falar um pouco sobre esse assunto, até porque eu tenho propriedade. pois são quase 10 anos tocando esse gênero aqui no nosso estado.
    particularmente eu não gosto...mas como diria outro cantor que eu tb não gosto, Chorão, Charlie Brown JR, "as vezes faço o que quero e as vezes faço o que eu tenho que fazer".
    e é bem por aí...
    mas deixando minha opinião de lado quero falar agora sobre o "axé music" numa visão mais "crítico-global".
    nem tudo que o axé music produz hj é uma "grande bosta", assim como em nenhum gênero, tem canções que se sobressaem e passam uma menssagem bacana.
    poderia citar vários exemplos mas a preguiça de pensar me impede no momento.... kkkkkkkkkkkk
    tem tb o fator cultural, que é levado muito em consideração. Aquele sentimendo dos baianos com a sua "cria", com a "evolução" ou até msm diria "involução", dela é um sentimento bem paternalista e genuino deles que todos nós temos q respeitar...(assim como o nosso partido alto, que pra quem está de fora, pra quem não é bamba de berço, como eu, vai falar porra nem tudo que o Fundo de Quintal grava é ouro!

    voltando ao assunto do paternalismo. eu ouvi um dia desses nessas transmissões da band do carnaval de madrugada, Caetano Veloso falar: "gente com licença, que eu tenho que passar pra ver Marcio Victor do psirico, ele é ótimo"...me doi nos testiculos!!!
    por fim, diria que sou sim, a favor da diversidade cultural(sem aspas).
    mas como diria Marcelo D2(e desse eu gosto). "Diversidade cultural, casa do caralho" (com aspas)...
    ou seja meu irmão: toque axé music, toque a porra do pagode, toque até Calypso, mas mantenha a responsabilidade e seriedade com o que vc está fazendo. "porque fazer MÚSICA, não é contar piada, quem faz MÚSICA assim não é de nada".

    ResponderExcluir
  2. desculpem os erros de pontuação..
    tô postando sem revisar...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    o próximo eu escrevo "direitinho"...

    ResponderExcluir