segunda-feira, 4 de maio de 2009

SINHÔ X BAIANOS



Não foi só Noel e Wilson Batista que tiveram brigas na história do samba, o sambista Sinhô, compositor do samba "Jura" também não teve uma boa relação com os Baianos (Donga, João da Baiana e Bahiano), as brigas eram na maioria das vezes relacionadas a "roubo" de sambas, é de Sinhô a frase: "Samba é que nem passarinho, é do primeiro que pega", José Barbosa da Silva, o Sinhô, nasceu no Rio de Janeiro em 18 de setembro de 1888 - foi o mais reconhecido compositor carioca de 1920, foi o primeiro compositor brasileiro a se preocupar com direitos autorais, fazendo questão de carimbar cada uma de suas partituras com seu nome e assinatura.

Alguns historiadores garantem que Sinhô havia inventado a batida da Bossa Nova com quase 30 anos de antecedência, para substituir o baixo do violão em alta na época, ele usava as cordas maiores para fazer um acompanhamento à base de contratempos rítmicos.

Outra frase famosa de Sinhô é: "A Bahia é muito boa, ela lá e eu aqui", que sempre entoava para os Baianos (Donga, João da Baiana e Bahiano).

Axé !!!

Brunno

4 comentários:

  1. é isso ai Bruniho, samba é cultura e cultura é pra ser repassada....a informação é a munição para o poder..axé....estamos juntos.....

    ResponderExcluir
  2. cade as letras e cifras das nossas composições? estou esperando...axé....

    ResponderExcluir
  3. mto bom meu irmão, parabéns pela sua iniciativa, como nosso parceiro disse a informação é o instrumento do empoderamento da nossa cultura popular.

    ResponderExcluir
  4. Lembrar Sinhô nunca é demais. Parabéns, Bruno, pela iniciativa!!
    Acabei de lançar aqui no Rio de Janeiro um álbum duplo com as composições de José Barbosa da Silva, o Sinhô. Este álbum é composto de dois CDS. O primeiro com músicas do Sinhô interpretadas por grandes artistas, alguns até da própria época como Francisco Alves e Sílvio Caldas, e até Dercy Gonçalves cantando Jura (CD 1 "Quem São Eles?") e o segundo com músicas do Sinhô em novos arranjos, interpretadas por mim, Luiz Henrique (CD 2 "Sinhô Eu Canto Assim"). O bom é que, visando a divulgação da obra do grande mestre, o álbum foi feito para ser distribuído gratuitamente e, inclusive, no CD 1 consta a primeira gravação de uma música do Sinhô, já com a rixa entre Sinhô e os baianos.

    ResponderExcluir