sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Extra! Extra! O samba que é o Acre lá!!!!

Fonte: http://www.agazetadoacre.com/index.php?option=com_content&view=article&id=26075:la-e-ca&catid=113:marcos-vinicius&Itemid=165

O Acre tem coisas que são muito interessantes mas, ao mesmo tempo, muito difíceis de compreender. Por exemplo, nunca consegui encontrar uma explicação consistente para o fato de Xapuri produzir tantos e tão bons escritores. Ainda mais se levarmos em consideração que é uma característica que vem de longe e permanece até os dias de hoje. E isso é fácil de constatar, basta lembrar que, para ficar só nos mais notórios, foi de Xapuri que saíram escritores como Océlio de Medeiros, Jorge Kalume e, o maior de todos, Armando Nogueira.

O mesmo parece acontecer com Tarauacá só que na área musical. Será que existe algo de diferente na água daquele rio? Sei lá. Só sei que foi lá que o extraordinário Mozart Donizeti, autor da melodia do hino acreano atuava antes de se mudar para Cruzeiro do Sul, onde perdeu a vida. O certo é que esta importante cidade acreana é um manancial inesgotável de talentos musicais, tais como: Vicente Nery, Auricélio Guedes (criado lá), Zé Pretinho, o Eules (que nasceu em Cruzeiro, cresceu em Tarauacá e toca por aqui), o melhor guitarrista acreano Charles Sampaio e seu irmão Jesus Sampaio, Rogério Craveiro e os meus amigos Aarão Prado, roqueiro do Camundogs e o sambista Brunno Damasceno.

E foi este último que colocou o Acre na ponta do cenário musical deste início do ano. É que a Fábrica do Samba está realizando a “São Paulo Exposamba” com apoio do governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura de São Paulo, incentivo cultural do Ministério da Cultura e promoção do portal G1 da Globo. Um evento que busca “fazer com que São Paulo retome o papel que exerceu de 1960 a 1970, de ser a caixa de ressonância da música brasileira, principalmente do samba” afirma José Maria Monteiro, organizador do concurso.

Para transformar a cidade de São Paulo na capital do samba a partir deste mês de janeiro o portal G1 recebeu inscrições de sambas de todo o Brasil. E entre os classificados para participar da fase seletiva está o grupo Roda de Samba, formado por Brunno Damasceno, Anderson Liguth, Paulo Perfeito e Hériko Rocha, concorrendo com uma composição do Brunno, o “Samba de Break” que faz uma critica bem humorada sobre o descaso com o samba de breque aqui no Brasil, ao mesmo tempo em que é sucesso nos Estados Unidos. Para assistir o vídeo do samba acreano basta acessar http://g1.globo.com/videos/mostra-sao-paulo-exposamba/t/geral/v/mostra-sao-paulo-exposamba-BRUNNO-DAMASCENO-CRAVEIRO/1741899).

No fim de semana passado já aconteceu a primeira eliminatória com a apresentação de duzentos concorrentes, dos quais foram classificados os dez melhores na opinião dos jurados e assim continuará acontecendo nos próximos fins de semana para a escolha da melhor nova composição de todo o Brasil, constituindo assim a maior mostra deste estilo musical já realizada no país.
No dia 21 de janeiro, será a vez de Brunno defender sua composição no CEU de Campo Limpo, concorrendo com 19 outros compositores em busca de duas vagas na próxima fase do concurso. Mas, só o fato de estar entre os classificados desta etapa já faz do Brunno e do Grupo Roda de Samba vencedores... O que não impede a galera local de torcer para que o samba do Acre conquiste seu espaço entre os melhores do país.
Acho que vou até apelar para uma antiga tradição de Tarauacá e fazer uma das rezas ensinadas pelo “Pestana Branca” para garantir nosso Brunnão por lá... Afinal, como ele mesmo diz: É nóis, seu pandego!!!!
Marcos Vinicius Neves ( mvneves27@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

Nenhum comentário:

Postar um comentário