segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O samba e a solidariedade

O Samba tem a força de fazer com que eu sinta algumas sensações incríveis, essa arte me deixa mais perto de Deus, com certeza, a música, a harmonia, junto com a batucada, vozes em gritos clamando o amor, a realidade, a saudade, esse é o Samba, mais que um ritmo, mais que uma música, o Samba é vida, é acalanto, quando penso que ele já me deu tudo lá vem ele outra vez me surpreender, faço meu os versos de Ivone Lara: "O Samba me deu muito mais do que eu quis", em visita à Colônia Souza Araújo, junto com os irmãos do Clube do Samba ele novamente me deixou pasmo, arrepiado, com aquela sensação de estar em um nível mais próximo da felicidade, eles foram de fato, sem hipocrisia a melhor platéia que já tive, cada sorriso, cada olhar tímido, cada "remelexo" nas cadeiras me fizeram realmente um SER humano. Obrigado Clube do Samba por essa oportunidade, obrigado Samba!

Segue o texto retirado do blog do Clube, escrito pelo Bamba Joseph, visitem: http://clubedosambaacre.blogspot.com/2011/10/visita-colonia-souza-araujo-acao.html

No ultimo sábado, 01 de outubro, o Clube do Samba do Acre realizou sua primeira ação filantrópica, uma visita à comunidade de portadores de Hanseníase, denominada Colônia Souza Araújo, visando levar aos residentes não só os donativos arrecadados junto à sociedade, mas, também, alegria, através da cultura do samba, além de tentar desmitificar um pouco as histórias por trás da doença e amenizar um pouco o preconceito.
Previamente, o Clube do Samba do Acre buscou, através de uma palestra para os membros do clube, realizada pelo médico Hériko Rocha, também membro do clube, esclarecer as formas de transmissão, o histórico e o tratamento da doença, para evitar constrangimentos aos internos.
Saindo da rua que é, além de ponto de encontro, o símbolo do samba acreano, a Francisco Mangabeira, no bairro Aviário, os membros do clube partiram pontualmente às 14h em direção à Colônia, levando cestas básicas, instrumentos e alegria, não faltando, durante a viagem, animação e muito samba.
Durante a visita, os membros do clube realizaram a entrega dos donativos, ofereceram um lanche (patrocinado pela Secretaria de Educação do Estado e pela Ordem Demolay) e, como não poderia deixar de ser, fizeram uma roda de samba muito animada, que contou, inclusive, com a participação de um dos pacientes, o qual era músico, antes de ser acometido pela hanseníase.
Com a frase “Um musico atrai outro”, Anísio Pimentel Melo, 64 anos e portador de Hanseníase desde 1974, que já foi músico profissional, se juntou à roda, revelando que tocou em várias bandas da noite de Rio Branco: “eu tocava na Demônios do Ritmo que era autorizada pelos Demônios da Garoa”, disse, enquanto tocava um tantã com bastante animação. Declarou, também, que só parou de tocar quando estava muito doente, não aguentando os sintomas e a discriminação que a doença traz.
Os resultados da visita superaram as expectativas de todos os membros. Muita alegria foi levada a esses pacientes, os quais vivem isolados e sofrem um preconceito absurdo por causa da doença, o objetivo do Clube do Samba do Acre foi mostrar que não precisamos ter medo dos portadores desta doença e que, na verdade, é nosso dever tentar fazer a vida desses pacientes um pouco menos sofrida.


O CAMINHO



A FESTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário