quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Da Série: APRENDE COM O SAMBA MENINO ! (parte 1)



Ano Novo, Séries novas !!! Nessa vão ser sambas que ensinam algo sobre história, filosofia, sociologia, português e etc.

Salve Auguste Comte, Salve Noel Rosa !!!

Positivismo
(Noel Rosa)

A verdade, meu amor mora num poço
É Pilatos lá na Bíblia quem nos diz
E também faleceu por seu pescoço
O autor da guilhotina de Paris

Vai, orgulhosa querida
Mas aprende esta lição
No canto incerto da vida
A vida sempre é o coração

O amor vem por princípio, a ordem por base
O progresso é que deve vir por fim
Desprezaste esta lei de Auguste Comte
E foste sem feliz longe de mim

Vai, coração que não vibra
Com seu pulo exorbitante
Transformar mais outra vida
Em dívidas flutuantes

A intriga nasce nunca se é pequeno
Que se coma pra ver quem vai pagar
Para não sentir mais o seu veneno
Foi que eu já resolvi me envenenar



terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Adeus 2009 !!!


Que saudade de postar !!! Estou de volta agradecendo a todos os amigos que foram ao Teatro Hélio Melo nos prestigiar assistindo o show "Os Grandes Mestres do Samba", encerramos o ano de 2009 com esse evento esperando que em 2010 tenhamos muito mais shows.

O ano foi muito feliz para mim e para o Grupo Roda de Samba, voltamos a nos apresentar depois de um tempinho de recesso, passamos praticamente um ano na Toca do Lobo cantando vários sambas e sendo aceito com o nosso estilo original, todo mundo com saúde, sem dinheiro (assim que é bom!), tudo foi muito legal, desejo a todos os leitores muitas felicidades e que em 2010 seja só no "tchuco, tchuco, tchuco, gostoso" Hahaha

Axé !!!

Brunno Damasceno

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Feliz Natal !!!


Caros Bambas, vou passar umas duas semanas sem postar, na verdade entrarei de recesso (mini-férias) e decidi passar esse tempo longe de um computador, já que passo o ano todo na frente de um, mas, gostaria de desejar a todos os leitores, amigos e colegas um ótimo natal e início de ano, em 2010 vou continuar postando e com várias novidades, aguardem!


Dia 26 de dezembro estaremos no Teatro Hélio Melo com o show “Os Grandes Mestres do Samba”, esperamos todos vocês por lá, ainda não sei o horário direito, mas deve ser entre 19h ou 20h, depois dou um jeito de colocar o horário certo.

Feliz Natal e um ótimo início de ano!!!

Brunno Damasceno

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Grande França !!!


Na sexta-feira nós do Grupo Roda de Samba fomos convidados pelo nosso querido amigo França para fazer uma apresentação no CADV, e hoje olhando o jornal dei de cara com essa foto maravilhosa do França nesse gesto admirável que só poderia vir de um cara como esse, parabéns meu grande amigo, nós do Grupo Roda de Samba e da Mangabeira temos orgulho de ter você do nosso lado.

Vejam:

Quando Ângela Cláudia do Nascimento, 8 anos, entrava na última sexta-feira nos corredores do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CADV), onde estuda, não tinha ideia de que estava tão próxima de realizar o sonho de possuir um computador.

Semanas antes ela havia pedido a ajuda da professora para escrever uma carta ao Papai Noel de uma loja da cidade pedindo um computador. Sensibilizado com o sonho da menina, o professor de orientação e mobilidade da instituição, França Nobre, resolveu, ele mesmo, fazer a doação do equipamento.

Fonte: http://www.pagina20.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=10968&Itemid=14

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

18ª FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO DA MANGABEIRA



Essa capinha é do CD da lembrança da 18ª Festa de Confraternização da Mangabeira, foi um projeto bem legal gravar essas três músicas, Samba de "Break", Mangabeira é o Lugar (uma música que gostei muito de ter feito, com uma letra bem sincera e emocionante) e A Amizade (aquela mesma que todo mundo gosta, só que fizemos em uma versão bem harmoniosa, só no violão bem dedilhado pelo Maestro Hériko Rocha), todos que irão participar da confraternização vão receber o CD, para você meu caro bamba que não vai participar, mas quer escutar as três músicas é só colocar no comentário seu email que mando, tá certo!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Enquanto isso no site oficial da FIFA...


FIFA - A maior organização que coordena o futebol em todo o mundo
FLAMENGO - Parabéns pelo Penta
SÂO PAULO - HEXA ÙNICO

Hahahahah

15 anos sem Jobim



"Peixes na lagoa, flores no jardim e a branca imensidão do areal sem fim, ele ali criando mais uma canção, era assim sol, Ipanema e o Jobim"

Há quinze anos a música brasileira está sem Tom, sem poesia
A madrugada é desencanto e melancolia
Sem Tom minha voz desafina e os Pianos choram
As harmonias sumiram e as notas oram
Ser lembrado é um desafio natural
Se isso é ser e ter sucesso
Tom parabéns você é imortal
Lembrado pela qualidade
E não mediocridade
A alma do poeta  não chega ao fim
Essa alma é a sua canção
Por isso você está vivo Tom
E sempre será o MAESTRO TOM JOBIM

Brunno Damasceno

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

NATUREZA 1 X 0 TECNOLOGIA


Especialistas tentam decifrar os segredos do Stradivarius em Paris

Acústica do violino criado há três séculos na Itália nunca foi superada.
Estudo recente revela que verniz utilizado contém pigmento vermelho.

Há séculos, historiadores da música, profissionais especializados na construção de instrumentos e químicos tentam decifrar como Antonio Stradivari, trabalhando na pequena cidade italiana de Cremona três séculos atrás, construiu violinos cuja acústica nunca foi superada.


De acordo com um estudo feito por franceses e alemães publicado nesta sexta (4), o verniz aplicado nos violinos Stradivarius tinha pigmentos vermelhos.








quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Gabriel Anjo que Caiu do Céu


Puro amor de minha alma
Estrela linda e brilhante
De rostinho fascinante
Razão desse meu viver
Orgulho, carinho...bem querer.
És toda a felicidade
Na minha vida meu filho
Razão de todo amor
Iluminando meus dias
Que Deus te abençoe pra sempre
Um anjo em forma de gente
Eu te amarei para sempre.
Suave riso inocente
Infinita admiração
Luz divina e reluzente
Quando você nasceu eu renasci.
Quando você riu eu chorei
Quando você precisou eu estava ali.
Quando voce adoeceu eu rezei.
Eu te alimentei
Eu te cuidei
Eu te protegi
eu te amei...em todos os momentos
filho não te peço nada em troca,pois seu sorriso já é meu paraiso.
Te amo.

GRAVANDO !!!


Gravando...!!! Estou muito feliz pois o Grupo Roda de Samba depois de um bom tempo volta aos estúdios, na verdade não é um CD completo são apenas 02 músicas que vão fazer parte do CD da 18ª Confraternização da Mangabeira, estamos sendo orientados e gravados pelo Maestro Germano, as músicas são:

SAMBA DE "BREAK"
Composição: Brunno Damasceno
Arranjos: Grupo Roda de Samba
A música faz um passeio por algumas vertentes do samba lembrando grandes mestres e no finalzinho faz uma singela crítica (construtiva) aos brasileiros que compõem em inglês. Já postei ele no blog: http://sambandocombrunno.blogspot.com/2009/05/samba-de-break.html

MANGABEIRA É O LUGAR
Composição: Brunno Damasceno
Arranjos: Grupo Roda de Samba
Uma homenagem a Rua Francisco Mangabeira um dos poucos locais que preservam o verdadeiro samba, ela foi escrita como se o próprio samba estivesse se declarando à rua

Quando estiver prontinho coloco aqui no blog para que vocês possam ouvir.


Geraldo Pereira


Há sambistas conhecidos por seu lirismo e delicadeza das palavras, como Cartola. Outros pela inovação, como Baden Powell e seus afrosambas. Há ainda os contestadores, sendo Zé Kéti um dos principais representantes. Mas, na categoria “malandro” – daqueles que daria medo se topasse na rua – ninguém bate Geraldo Pereira. Dono de uma malandragem até dizer chega, de origem suburbana, tipo mal-encarado, Geraldo fez os sambas mais sensacionais da primeira metade do século 20 e que, até hoje, são regravados por muita gente boa.


Na obra do Geraldo não há espaço pro amor romântico, pras belezas da cidade maravilhosa ou pro brilho da lua. Ele é objetivo, preciso e mordaz. Uma das suas músicas mais significativas é Sem Compromisso (gravada magistralmente por João Gilberto), em que ele descreve um ataque de ciúme que qualquer cidadão de bem já teve ao ver sua amada dançando – e dançando feliz – com outro cara:

“Você só dança com ele, diz que é sem compromisso. É bom acabar com isso, não sou nenhum pai João. Quem trouxe você fui eu, não faça papel de louca, pra não haver bate-boca dentro do salão”.

Acredito que ele queria ser romântico, só não nasceu com essa habilidade. Em Bolinha de papel até que ele começa direitinho:

“Só tenho medo da falseta, mas adoro a Julieta como adoro a Papai do Céu. Quero seu amor, minha santinha, mas só não quero que me faça de bolinha de papel”.

Mas aí, caso a Julieta não ceda aos seus apelos, ele esquece o romantismo e apela pruma coisa que as mulheres – e os homens também, claro – adoram:

“Tiro você do emprego, dou-lhe amor e sossego. Vou ao banco e tiro tudo pra você gastar. Posso, ó Julieta, lhe mostrar a caderneta se você duvidar”.

E ele arriscou ser romântico novamente em “Escurinha”. Mais uma vez, Geraldo dá “bons motivos” pra ser aceito:

“Escurinha, tu tens que ser minha de qualquer maneira. Te dou meu boteco, te dou meu barraco que eu tenho no morro de Mangueira”.

Sensacional!

Ele podia tirar tudo da caderneta pela mulher que ama, dar o boteco, o barraco, mas, se a mulher pisar na bola, o romantismo se evaporava. E “pisar na bola” significava simplesmente ir ao baile sem avisa-lo!, como na letra de Acabou a sopa:

“Essa não é a primeira vez que você me aborrece e depois, com cara de santa, me aparece pedindo perdão. Sem me pedir foi ao baile, isso não se faz. Eu vou lhe mandar embora para nunca mais”.

Um cara desse não podia ter um fim mais coerente. Ele morreu após uma briga, em frente aos arcos da Lapa, com o lendário Madame Satã. Já estava com a saúde debilitada, levou um soco e, dizem, bateu com a cabeça no meio-fio. Foi para o hospital e morreu pouco tempo depois. Ainda internado, disso ao grande sambista Cyro Monteiro, que gravou suas principais músicas, que estava preparando uma outra letra pra “Escurinho”, na qual o personagem da música se regeneraria (a letra original é: “Escurinho era um escuro direitinho, que agora está com uma mania de brigão. Parece praga de madrinha ou macumba de alguma escurinha que lhe fez ingratidão”). Mas um escurinho morreu antes de regenerar o outro.


PARABÉNS SAMBA !!!



Infelizmente não pude postar nada ontem sobre o Dia do Samba, probleminhas de saúde mesmo, mas para comemorar uma data tão representativa nunca é tarde.

Sabe por que o Dia Nacional do Samba cai em dois de dezembro? Não, não é a data de nascimento de Tia Ciata. Também não é quando gravaram "Pelo Telefone". Muito menos quando Ismael Silva e os bambas do Estácio fundaram a Deixa Falar. O Dia Nacional do Samba surgiu por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso. Ary já tinha composto seu sucesso "Na Baixa do Sapateiro", mas nunca havia posto os pés na Bahia. Esta foi a data que ele visitou Salvador pela primeira vez. Engraçado, não? A festa foi se espalhando pelo Brasil e virou uma comemoração nacional.

Minha singela homenagem ao samba é a minha luta para manter esse patrimônio intacto e preservar suas raizes, poucas coisas eu tenho certeza nessa vida, mas uma que confirmo com exata firmeza é que como já disse Wilson das Neves e Paulo César Pinheiro, " O SAMBA É O MEU DOM".