quinta-feira, 30 de abril de 2009

DIFERENÇA DE SAMBA E PAGODE

No dicionário a palavra Pagode significa templo pagão, existe uma eterna dúvida do que seria Samba e o que seria Pagode, ou a dúvida da diferença dessas nomenclaturas. A palavra Semba é do dialeto africano (tribos africanas) e aqui no Brasil se tornou Samba que significa “umbigada”, que na verdade era uma dança usada pelos negros.
Em toda a história do Samba sempre existiu as reuniões dos sambistas, nessas reuniões eram ecoados composições dos poetas, a partir da década de 70 essas reuniões de bambas para tocarem sambas foram chamadas de Pagode, ou seja, Pagode é a reunião de sambistas.
Na década de 90 com a grande explosão da música Sertaneja (que nesse caso é a música sertaneja com influência da música romântica, e não a música Sertaneja Raiz) alguns grupos passaram a fazer composições com uma grande influência desse gênero, e usavam instrumentos de samba, desse ponto em diante surgiu à necessidade de se criar um diferencial do Samba Raiz (tradicional) em relação a esse novo movimento, então esse novo estilo passou a ser chamado de Pagode.
Ainda hoje Pagode é uma reunião de bambas, e esses dois estilos são Samba, cada um com sua particularidade, tanto é que o nosso Jessé, até hoje é conhecido como Zeca Pagodinho, e, no entanto ele toca sambas com influência das músicas tradicionais.
Comentem !!!
Axé

4 comentários:

  1. Melhor definição de samba e pagode que encontrei. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Assim sendo, vamos aprender a diferenciar as coisas né gente?!!
    rrsrsrs...
    Parabéns pelo artigo!
    bju bju
    http://keyllafarina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. Tem que divulgar esse tipo de informação pra galera não ficar achando que é tudo a mesma coisa...

    ResponderExcluir
  4. mega curtiii, ontem msm estava discutindo isso com uma amiga.... mandou mt bem, obrigado!

    ResponderExcluir