sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Noel era preconceituoso?

No vídeo abaixo Caetano faz uma crítica ao samba "Feitiço da Vila", vejam:



Sinceramente nesse caso sou totalmente parcial, adoro a obra do Noel Rosa, acho que "pré" conceito, como o nome já indica, é uma opinião formada sem antes conhecer o âmago da questão e isso não pode ser creditado ao Noel, ele conhecia os morros como ninguém, andava livremente entre morro e asfalto, era amigo de Cartola, Ismael Silva que são dois ícones do samba de morro.

Opinem!

6 comentários:

  1. Bom, minha opinião é a seguinte...
    Noel Rosa, no âmbito de sua obra é um gênio, não podemos pegar uma música exclusivamente e taxa-lo como preconceituoso, porém, analisando um fator histórico social e sabendo que ele viveu nas décadas de 20 e 30 podemos dizer que ele, como a maioria das pessoas de classe média da época, era sim preconceituoso em certas questões. Não posso afirmar isso, mas posso deduzir baseado TB na música Feitiço da Vila.
    Acredito que Noel era sim preconceituoso, mas não com o Samba e nem com os sambistas, porém, bastasse ter atrito com um sambista, como teve, que seu preconceito ficasse explicito. Uma coisa que se deve salientar é que esse vídeo não tem o objetivo de mostrar o preconceito do Noel Rosa, e tampouco lhe criticar, mas sim mostrar que Noel Rosa era um coitadinho que não tinha queixo e veio o homem mau (wilson batista) e o chamou de deficiente (Frankstein), outro tipo de preconceito. Noel tb pegou pesado, falou da religião negra (Macumba) em tom pejorativo, disse que na vila (bairro de classe média) não tem ladrão, não precisava de cadeado, e quem é bacharel (quem tem diploma, estuda, ler) não tem medo de bamba ( Malandro Sambista ). Enfim, caetano deixa explicito algumas deixas do Noel na sua música e até agora unica que mostra Noel sendo pejorativo e preconceituoso. Noel amava o samba, andava com os sambista, só não podemos esqueceer que ele era da classe média dos anos 20 e 30.

    ResponderExcluir
  2. Bom, minha opinião é a seguinte...
    Noel Rosa, no âmbito de sua obra é um gênio, não podemos pegar uma música exclusivamente e taxa-lo como preconceituoso, porém, analisando um fator histórico social e sabendo que ele viveu nas décadas de 20 e 30 podemos dizer que ele, como a maioria das pessoas de classe média da época, era sim preconceituoso em certas questões. Não posso afirmar isso, mas posso deduzir baseado tb na música Feitiço da Vila.
    Acredito que Noel era sim preconceituoso, mas não com o Samba e nem com os sambistas, porém, bastasse ter atrito com um sambista, como teve, que seu preconceito ficaria explicito como ficou. Uma coisa que se deve salientar é que esse vídeo não tem o objetivo de mostrar o preconceito do Noel Rosa, e tampouco lhe criticar, mas sim mostrar que Noel Rosa não era um coitadinho ( e não era mesmo) que não tinha queixo e veio o homem mau (wilson batista) e o chamou de deficiente (Frankstein), outro tipo de preconceito. Noel tb pegou pesado, falou da religião negra (Macumba) em tom pejorativo, disse que na vila (bairro de classe média) não tem ladrão, não precisava de cadeado na vila, e quem é bacharel (quem tem diploma, estuda, ler) não tem medo de bamba ( Malandro Sambista ). Enfim, caetano deixa explicito algumas deixas do Noel na sua música que mostra Noel sendo pejorativo e preconceituoso. Noel amava o samba, andava com os sambistas, só não podemos esqueceer que ele era da classe média dos anos 20 e 30 de uma sociedade bastante preconceituosa.

    ResponderExcluir
  3. Seguinte galera, minha opinião bate um pouco com a do Rhamom, devemos considerar que o Noel era também fruto de sua época, que era altamente racista, pois os escravos haviam sido libertados há pouco mais de 50 anos. Nessa época, os negros viviam realmente à margem da sociedade.
    nessa música em particular, até então só tinha percebido a parte "lá em Vila Isabel, quem é bacharel..." a qual não entendi como racista, e sim uma forma de mostrar superioridade. com relação aos outros trechos da música, vejo agora que um racismo com muita sutileza é feito e endereçado diretamente ao adversário, mas que ataca todos os negros e devotos de religiões africanas.
    Creio que a discussão não deve ser entendida como o bonzinho contra o malvado, ambos atacaram e foram contra-atacados com as armas que dispunham, em algum momento, Noel pôde ter se valido do preconceito, o que não tira seu mérito de grande compositor e pioneiro em quebrar a barreira do morro e do asfalto.
    Sem mais para o momento, me despeço. Se pensar mais em alguma coisa, comento novamente. Não há certo ou errado, mas sim diferentes pontos de vista.

    Samuel Luz

    ResponderExcluir
  4. Exatamente Manin, concordo com vc. O que eu defendo e acho que devemos pensar nisso tambem é que Wilson Batista foi taxado como desumano por fazer a música do Frankstein da Vila que fala do defeito fisico de noel, e noel saiu como o cara inteligente que fala do samba e defende como ninguem a vila com a música palpite infeliz, mas se nos analisarmos as letras das canções compostas por ambos na época da polêmica, veremos que Wilson Batista era um cara bastante inteligente apesar de limitado intelectualmente comparado a Noel, e tb vamos perceber que noel é reflexo de uma socieldade discrminadora da decada de 30. Ora, os dois são gênios e os dois foram preconceituosos ao defenderem seus pontos de vista.

    ResponderExcluir
  5. ERRATA

    onde se lê:"há pouco mais de 50 anos"
    Na década de 20 e 30, que foi quando Noel viveu, fazia 40 e 50 anos da abolição, que foi em 1888.

    ResponderExcluir
  6. minha opinião sobre o assunto é bem parecida com a do Samuel "manin"... são pontos de vistas diferentes de fato e ao meu vê o que faz a genialidade de wilson Batista como o Rhamon bem frisou é o fato de mesmo ele não tendo a mesma oportunidade de acesso ao estudo formal, e dessa forma sendo limitado, conseguia se espressar em suas letras de maneira muito perspicaz. E ao fim a real discussão não é realmente do bom contra o mal do preconceituoso contra o negro...e sim de dois mestres compositores com obras diferenciadas, cada um a sua maneira e estilo de compor!

    ResponderExcluir